Prefeito Ivanes destaca ações de combate ao Covid-19, redução de gastos com obras na UPA e cita prioridades na pasta



Durante a posse dos novos secretários de saúde, administração e educação, que aconteceu nesta segunda-feira (20), no auditório da STTRANS, o prefeito interino Ivanes Lacerda aproveitou o momento para fazer uma explanação sobre o que deseja a partir deste novo momento, sobretudo na pasta da saúde.

Ivanes salientou que decidiu juntar a experiência do novo secretário de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), com a capacidade e determinação da secretaria adjunta Francisca Lavor Furtado (ex secretária de saúde), pra que juntos possam apresentar resultados rápidos e resolutivos para o fortalecimento da atenção básica e serviços de especialidades.

“Eu quero harmonia, e quero cobrar resultados, mas os resultados da saúde eu quero para hoje. Não dá pra ser amanhã”, ressaltou.

Dentro da proposta de melhorias na saúde, o prefeito informou ao novo secretário que espera uma reestruturação das unidades básicas de saúde.

Sobre a reforma e ampliação da UPA 24 horas, Ivanes Lacerda comentou que devido à chegada da pandemia do Covid-19, observou a necessidade de ampliar a assistência aos pacientes com sintomas acentuados da doença.

Ao contrário de outras cidades que chegaram a construir um hospital de campanha ao preço de 800 mil reais por mês, Ivanes deixou claro que preferiu economizar com as obras de reforma e ampliação da UPA 24 horas, que passou de 12 para 32 leitos de isolamento, prestes a serem entregues. Segundo ele, a economia foi significativa, tendo em vista que as obras na UPA ficarão permanentes, com custo total de 160 mil reais.

Além disso, a UPA também ganhou 5 novos respiradores mecânicos, além de mais dois que foram consertados pela gestão municipal.

“Consertamos os nossos, mandamos contratar uma empresa de manutenção, e fomos atrás do nosso deputado Hugo Motta, que conseguiu cinco respiradores pelo Ministério da Saúde. (…) Então, em questão de respiradores estamos sossegados”, garantiu o gestor.

A desinfecção ambiental urbana realizada pela Vigilância em Saúde e outros setores da gestão pública, testes rápidos para Covid-19, medicamentos para tratamento precoce da doença, também foram citados dentre as medidas que a Prefeitura vem tomando para combater a pandemia.

PREFEITO COBRA PRIORIDADES NA SAÚDE

Ivanes também se dirigiu ao novo secretário de saúde, Zeca, para externar que deseja cumprir mais ações, a exemplo da ampliação da oferta dos exames de especialidades, cirurgias eletivas e atividades descentralizadas de promoção à saúde do homem.

Ouça:


Prefeito interino Ivanes Lacerda

Coordecom




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.