Prefeito de Quixaba participam de encontro sobre biodiesel em João Pessoa



 


""Participaram nesta última sexta-feira, 27, em João Pessoa do I Seminário Paraibano de Biodiesel – Pinhão Manso, petróleo verde para a agricultura familiar; o prefeito Júlio Cézar, o secretário de agricultura Luciano Bezerra, o presidente da câmara Adean Rufino e o representante do Sindicato Rural do município Alberto Medeiros.

 

O evento que foi aberto pelo presidente da Assembléia Legislativa Artur Cunha Lima, também contou com a presença de várias autoridades políticas estaduais e municipais.

Na ocasião foram discutidos temas e apresentadas propostas pela empresa BIONOR, pioneira no Estado neste projeto, que trouxeram em pauta a implantação do biodiesel através do pinhão-manso em vários municípios paraibanos.
O secretário de agricultura do município acredita que apesar de dificuldades iniciais, é possível que o município de Quixaba.

“É super interessante esta questão do Jatropha, que é o pinhão-manso devido ele já ser nativo da nossa região, apesar de que por se tratar de uma nova cultura existem vários entraves a serem enfrentados, principalmente a questão de variedades adaptáveis à nossa região, ou melhor dizendo variedades domesticadas mais produtivas, e acompanhadas por suporte técnico para que os produtores possam explorar esse recurso natural que existe na nossa caatinga”, disse Luciano Bezerra.

O prefeito Júlio Cézar enxerga na proposta mais desenvolvimento para os município que comprarem a idéia.

“Acredito que tudo o que pode ser benéfico vale a pena ser experimentado. Em nosso município já plantamos mais de cinco hectares de girassol e vamos fazer o teste com as sementes, mas isto não significa que não vamos testar outra oleaginosa como o pinhão-manso.

 

Temos que ver a que se adapta melhor às nossas condições, pois são projetos como este que podem transformar a realidade da agricultura familiar que enfrentamos até hoje, podendo mostrar que nossa terra também pode ser produtiva e um meio de sustentabilidade”, falou Júlio Cézar.

 

Assessoria