LocaisPolitica

Prefeito de Patos em exercício, Jacob Souto, participa de solenidade do Termo de Adesão ao Garantia Safra 2022/2023

ÓTICAS GUIMARÃES

O prefeito de Patos em exercício, Jacob Souto, participou, nesta terça-feira, dia 22 de novembro, de um evento na UFCG, que marca a assinatura do termo de adesão ao Garantia Safra 2022/2023 com municípios do território do médio sertão.

O evento foi realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido – SEAFDS. O momento também debateu sobre o Serviço de Inspeção Municipal –SIM no Território do Médio Sertão objetivando facilitar o acesso dos gestores e gestoras municipais para  firmar o referido documento.

“O garantia safra dá um suporte para os agricultores familiares que, na verdade, são aqueles que colocam o alimento na nossa mesa. E a assinatura posterior do SIM vai dá uma garantia excelente para todos os produtores familiares na hora da comercialização desses produtos”, disse o prefeito em exercício, Jacob Souto.

Já o secretário de estado da agricultura familiar, Bivar de Souza Duda, explicou a importância de agregar valor ao selo de inspeção.

“Nós, enquanto Governo de Estado, estamos mobilizando os municípios para que eles formulem consórcio em todas as áreas. E na inspeção sanitária isso é importante porque o verdadeiro gargalo da agricultura familiar é a inspeção, porque ele (agricultor) transforma os produtos, mas na hora de comercializar ele fica impedido de comercializar, de agregar valor ao produto por falta do selo de inspeção”, explicou o secretário.

Bivar de Souza destacou a descentralização das atividades da secretaria da agricultura familiar, como o termo de adesão ao Garantia Safra sendo que as atividades ocorrem por território facilitando o deslocamento dos prefeitos.

Jacob Souto
Bivar de Souza

Por Coordecom


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo