População pede ajuda para resolver caso de cadela que está com calazar no Bairro dos Estados em Patos. Ouça



A Redação do Patosonline.com foi procurada na noite desta terça-feira, 02 de junho, por uma cidadã que preferiu não se identificar. Ela veio solicitar à nossa equipe que ajude a divulgar o caso de uma cachorra que está acometida de calazar (doença causada por um protozoário. É transmitida aos cães e humanos através da picada do mosquito palha infectado com o parasita), no Bairro dos Estados aqui em Patos.

A pessoa que denunciou o caso disse que os responsáveis pelo animal procurou ajuda aqui em Patos, porém não conseguiu. Ela afirmou que como é uma doença que pode ser transmitida a humanos, a preocupação é grande entre os moradores daquele bairro.

Outra preocupação do moradores, é que existem outros animais de rua naquele local, apresentando características suspeitas que podem também estarem infectados.

Ouça abaixo um dos áudios recebidos por nossa redação, onde uma das pessoas que nos contatou narra parte do problema.

Denuncia

Calazar é uma doença causada por um protozoário. É transmitida aos cães e humanos através da picada do mosquito palha infectado com esse parasita. Saiba mais sobre a prevenção e controle dessa doença.

Leishmania é o parasita que causa o Calazar ou Leishmaniose Visceral Canina em nossos cães. É uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos e vice e versa.

Com ação no sistema imunológico, o Calazar pode evoluir e levar o animal ao óbito.

Patosonline.com