População continua reclamando da fumaça do Lixão de Patos. Chamas continuam



A Redação do Patosonline.com vem recebendo desde as primeiras horas de hoje (quarta-feira, 04 de setembro), pedido de divulgação de pessoas que residem nos bairros do setor sul de Patos. Eles estão reclamando da fumaça do lixão de Patos, que mais uma vez, está queimando.

Nossa equipe este ontem (terça) no local e constatou o início do incêndio. Mesmo um trabalho sendo feito para tentar debelar as chamas o fogo persiste, e durante toda a tarde desta terça-feira (03) e noite de ontem para hoje, o cheio forte foi possível ser percebido.

Veja a matéria de ontem.

Guarnições do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM) foram acionadas na manhã desta terça-feira, dia 03, por volta das 10h00, para verificar in loco o incêndio que teve início no lixão da cidade de Patos.

De acordo com os soldados do fogo, pouco pode ser feito sem a presença de máquinas do tipo trator de esteira, caçambas, retroescavadeira e pá carregadeira, pois as máquinas são imprescindíveis para evitar que os focos se espalhem para outros locais do lixão.

Guarnições do 4º BBM

Catadores de material reciclado relataram que o fogo teve início de forma espontânea devido à forte presença de produtos químicos. “Não fazem nem dez minutos que começou e já está se espalhando rapidamente. O trator que estava aqui faz uns oito dias que não veio mais…”, relatou um dos trabalhadores.

Em contato com o secretário de Meio Ambiente do Município de Patos, Dr. Sílvio Alves Moreira, a reportagem foi informada que o contrato com a empresa que fornecia o trator de esteira teve seu fim e não se tem previsão de resolver até nova licitação. Perguntado o que deve ser feito diante da situação, Dr. Sílvio comentou que vai em busca de solução.

A fumaça tóxica começa a ser espalhada em direção à zona urbana da cidade de Patos. Os moradores dos bairros mais atingidos devem se preparar para os riscos à saúde mais uma vez.


Jozivan Antero – Patosonline.com