Polícia realiza Operação Duas Rodas em Princesa Isabel



Com o objetivo de garantir mais segurança na sua área de atuação, em virtude das festas de fim de ano, a 4ª Companhia do 3º Batalhão deu iniciou na sexta-feira, 19 de dezembro, em Princesa Isabel/PB, a “Operação Duas Rodas”.

 

Essa operação teve o objetivo de prevenir e reprimir ocorrências realizadas por motociclistas como furtos/roubos, homicídios e outros delitos decorrentes da ação, além de reduzir os números de vítimas de acidente neste tipo de veículo.

 

O Comandante da 4ª Companhia PM, Capitão Jurandy Pereira Monteiro, que coordena a operação, concedeu uma entrevista ao jornal Folha de Princesa esclarecendo a população os principais pontos.

 

Veja abaixo aos principais pontos da entrevista.

 

 

Folha de Princesa – Comandante, o que é a Operação DUAS RODAS e qual o seu objetivo?

 

Capitão Jurandy – A Duas Rodas é uma operação preventiva da Polícia Militar e acontece sob forma de barreiras, blitzen, abordagens e outras ações congêneres, com a utilização dos meios tecnológicos disponíveis pela Polícia Militar. O objetivo é prevenir e reprimir os indicadores de criminalidades furto e/ou roubo: de motocicletas, em motocicletas, e , outros delitos como: tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros. A operação também pretender dar uma ênfase aos motoqueiros que circulam em atitudes suspeitas ou cometendo infrações de trânsito, diminuindo os acidentes e suas conseqüências.

 

FP – Quais são os locais de atuação da Operação?

CJ – As ações estão ocorrendo e ocorrerão em todo o município de Princesa Isabel. Tanto na zona urbana, quanto na zona rural, ou seja, na sede do município, nas rodovias, em Lagoa da Cruz, Lagoa de São João, Várzea, Lagoa da Fazenda, Cachoeira de Minas e outros locais.

 

FP – Qual o efetivo empregado na operação?

CJ – Cerca de 65 PMs se revezarão diuturnamente na Operação.

 

FP – Quantas viaturas a PM irá utilizar?

CJ – Atualmente estamos utilizando 5 viaturas, dois carros e três motos. Porém, a expectativa é de que a 4ª Companhia receba, ainda esta semana, três viaturas novas e isso irá melhorar consideravelmente, tanto a eficácia da operação, como os trabalhos de rotina da companhia.

 

 

FP – Quer dizer que Princesa Isabel irá receber viaturas novas?

CJ – Exatamente. Essa informação nos foi passada pelo Sr. Tenente Coronel Dutra, comandante do 3º Batalhão, o qual adiantou que, muito provavelmente, a entrega será feita ainda esta semana.

 

FP – Como deve se portar um motoqueiro em uma abordagem policial?

CJ – Deve se portar de maneira calma e atender as solicitações do policial. Ele deve entender que aquele trabalho é essencial para a sua segurança.

 

FP – Resumidamente, o que um motoqueiro precisa ter para conduzir uma moto?

CJ – O motoqueiro deverá ter idade maior a 18 anos, e portar, a Carteira de Habilitação, os documentos do veículo e usar capacete.

 

FP – Que procedimentos serão utilizados para que estiver em situação irregular?

CJ – O motoqueiro que for flagrado em situação irregular terá o veículo retido no local até a colocação do capacete, será multado e terá a carteira apreendida.

 

FP – A viseira fumê é permitida?

CJ – É permitida durante o dia e se vier de fábrica. Durante a noite é proibida de qualquer jeito. Como também é proibida a colocação do revestimento fumê (insufilme).

 

FP – E o capacete tipo coquinho?

CJ – O capacete tipo COQUINHO, bem como o CICLISTICO e o EPI (comumente empregado na construção civil) são proibidos por não cumprirem com os requisitos estabelecidos na norma técnica.

 

FP – Qual a sua mensagem de fim de ano?

CJ – Dirija com cuidado, com atenção e acima de tudo com educação e respeito. Respeite o seu semelhante. Mire-se no exemplo de amor do Menino Jesus. Não faça do seu carro ou de sua moto uma arma. A paz no trânsito e a segurança dependem de você. Lembre-se: uma pessoa que dirige embriagada ou que não sabe dirigir poderá transformar a sua festa de fim de ano em uma tragédia. Seguindo essas dicas, você estará contribuindo para que tenhamos um Feliz Natal e um próspero ano novo. São esses os nossos votos.

 

Blog do 3º BPM