Polícia Militar inicia fiscalização de transporte escolar



A 4ª Companhia de Polícia Militar, iniciou nesta terça-feira (08) a fiscalização dos carros que fazem transporte escolar na Comarca de Princesa Isabel. O objetivo é garantir a segurança dos estudantes que utilizam esse tipo de serviço.

 

As blitzen vão acontecer durante toda esta semana, em locais variados, priorizando os horários de entrada e saída dos alunos nas escolas. Segundo o comandante da 4ª Cia PM/3º BPM, capitão Jurandy Pereira Monteiro, as abordagens serão feitas nos município de Manaíra, São José de Princesa, Princesa Isabel e Tavares.

 

Ainda segundo ele, serão vistoriadas uma série itens, entre os quais: a categoria da carteira de habilitação dos motoristas (que deve ser no mínimo categoria D) e o certificado de autorização para realização de transporte escolar, emitido pelo Detran.

 

No caso dos veículos de carga utilizados no transporte de passageiros, como é o caso das camionetes D-20, faz-se necessário o cumprimento das condições mínimas, conforme preceitua a resolução 82/98 do CONTRAN.

 

São elas: Bancos com encosto fixado na carroceria, carroceria em guarda alta em todo o seu perímetro, carroceria coberta e lugares suficientes para que todos os estudantes fiquem sentados.

 

Segundo ainda o capitão Jurandy, a questão do transporte escolar na região de Princesa Isabel, começou a ser discutida no dia 1º de agosto de 2007, quando numa reunião convocada pelo Promotor de Justiça, Dr. Hermógenes Braz dos Santos Soares, que contou com a presença de representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, da 16ª Ciretran, entre outras envolvidas na questão, foi aprazado o dia 31 de dezembro de 2007, para que os motoristas se adequassem as normais legais.

 

“Portanto, houve tempo até demais para os motoristas e os responsáveis pelo transporte escolar cumprissem o que determina a lei, daqui para frente vamos coibir as irregularidades conforme preceitua o Código de Trânsito e a resolução 82/98.”, frisou o comandante.

 

Blog do 3º BPM