Locais

Podas radicais em árvores estão cada vez mais comuns na cidade de Patos

As podas radicais em árvores, fato proibido por lei, estão cada vez mais comuns pelas ruas de Patos. Os trabalhadores que exercem o ofício de jardinagem e de podadores relatam que os próprios donos determinam e eles só estão cumprindo a tarefa determinada.

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, na Rua José Genuíno, Bairro Liberdade, em Patos, a reportagem do Patosonline.com flagrou mais uma poda drástica de árvores. Várias árvores tiveram 100% das folhas e galhos arrancados. Apenas o caule foi deixado para que a planta possa reagir ao dano causado.

Denúncias dão conta de que na residência de um médico que reside nas proximidades da Praça do Perequeté, Bairro Maternidade, também ocorreram podas drásticas em árvores frondosas.

A prática está cada vez mais comum e reclama-se de falta de fiscalização e punição aos causadores dos danos ambientais. Algumas pessoas fazem as podas radicais por diversos motivos além da ignorância, pois já se ouviram declarações que árvores foram danificadas apenas para que não se estacionem carros ou motos nas sombras.

A reportagem fez contato com o secretário de Meio Ambiente do Município de Patos, Dr. Sílvio Moreira. Ele disse que tem sido feita as notificações e multas aos infratores. “Nossa cidade tem uma umidade baixa do ar e toda vez que se faz isso com as árvores prejudica mais ainda nosso ambiente. Patos precisa de mais árvores e as que tem devem ser cuidadas. Essas podas radicais causam danos irreversíveis nas plantas. Vou nos endereços que a matéria destacou e em outras”, relatou Sílvio.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close