PMDB perde dois vereadores e dois suplentes em Itaporanga



A semana termina com muita movimentação entre os partidos políticos visando a disputa eleitoral de 2012. Em Itaporanga, o PMDB, que é comandado pelo ex-prefeito Antônio Porcino, perdeu dois vereadores e dois suplentes para legendas que formam a base de sustenção do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB).

Os vereadores João Pereira de Sousa (Duvan) e Zé Queiroz assinaram ficha de filiação ao Partido Social Domocrático (PSD), presidido no município pela jovem Karina Brasileiro (filha do prefeito e gerente da 6ª Regional do Desenvolvimento Humano). Já os suplentes Márcio Rodão e Deda Viriato também decidiram deixar o PMDB e acabaram assinando ficha de filiação no PSDB, presidido pelo próprio prefeito.

O PSDB ainda recebeu a filiação do ex-presidente da Câmara Municipal, Joaquim Salviano que nas eleições de 2008 não obteve legenda no PMDB para ser candidato e acabou apoiando o vereador Erivaldo Rufino (PSDB), o mais votado daquele pleito. Há rumores ainda de que o vereador Francisco Saulo poderá, até o final do prazo estabelecido pela legislação eleitoral, deixar o ninho tucano para ingressar no PMDB ou no PTB.

Assim o PMDB encerra o processo com dois vereadores, José Porcino e José Honório de Sousa (Zeca da Encarnação). Enquanto no PTB, que saiu de 2008 com dois vereadores eleitores, resta, agora, apenas um: José Valeriano, já que Herculano Pereira ingressou no PPS. O vereador Lula da Farmácia deve permanecer no PSDC, já que recuperou esta semana a presidência da Comissão Municipal.

Com essas mudanças é evidente que o grupo político liderado pelo prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) adentrará no pleito vindouro com mais força para conquistar um segundo mandato à frente do Executivo Municipal.

Fonte: RPSCOM1