Politica

Pesquisa Perfil: Nabor – 57,29%, Dinaldo – 22,55%. Demais candidatos não pontuaram

ÓTICAS GUIMARÃES

Pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Perfil, na cidade de Patos, aponta o absoluto favoritismo do prefeito e candidato à reeleição, Nabor Wanderley (PMDB), com 34,74 pontos percentuais de maioria sobre o seu principal concorrente, o deputado estadual e ex-prefeito Dinaldo Wanderley (PSDB). Segundo a consulta estimulada do Perfil, se a eleição fosse hoje, Nabor seria reeleito com 57,29% dos votos.


Dinaldo ficaria em segundo lugar, com 22,55%. Na consulta estimulada, a candidata Socorro Marques (PPS) e o candidato Isaac Newton Cassiano (PCB) não foram citados pelos eleitores ouvidos pelo Perfil. O índice de votos brancos e nulos seria de 2,79%. Dentre os entrevistados, 17,37% responderam que estão indecisos.


Registro


O Perfil ouviu 501 eleitores na cidade de Patos entre os dias 25 e 26 de agosto. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral de Patos, sob o número 03/2008, e foi realizada no distrito de Santa Gertrudes e nos seguintes bairros da cidade: Cruz da Menina, Noé Trajano, Centro, Novo Horizonte, Jardim Lacerda, Jardim Queiroz, Belo Horizonte, Vila Cavalcante, Jardim Brasil, São Sebastião, Vitória, Liberdade, Jardim Califórnia, Morro, Brasília, Bivar Olinto, Jardim Guanabara, Monte Castelo e Jatobá.


Método utilizado é o quantitativo


O Instituto perfil utilizou o método quantitativo de pesquisa, consistindo na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados, junto a uma amostra representativa da população pesquisada.


Foram entrevistados eleitores de ambos os sexos e com diversos níveis de instrução, residentes e domiciliados no Município de Patos. O mesmo método foi utilizado nas pesquisas realizadas em Guarabira, Solânea, Cabedelo, Conde , Itabaina, Catoplé do Rocha, entre outros municípios
Para a realização das pesquisas, foi utilizada uma equipe de quatro entrevistadores e um supervisor, devidamente treinados para este tipo de trabalho.


Durante os trabalhos de campo, os entrevistadores foram submetidos a uma fiscalização que consiste no acompanhamento de 10% dos questionários aplicados pelos mesmos, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.


Tucano tem maior índice de rejeição


Na consulta espontânea, a diferença em favor de Nabor é de 33,13 pontos percentuais. Segundo o Perfil, Nabor tem 55,49% das intenções de votos na consulta espontânea, contra 22,36% de Dinaldo Wanderley, o candidato apoiado pelo governador Cássio Cunha Lima. Na espontânea, conforme o Perfil, Socorro Marques e Isaac Newton não foram citados. Os brancos e nulos são 2,56% e os indecisos, 19,56%.


De acordo com o Perfil, o candidato do PSDB tem o maior índice de rejeição. E o candidato do PMDB tem o menor índice. Dinaldo aparece com 28,94% de rejeição, seguido de Socorro Marques (16,57%) e Isaac (16,37%). Nabor tem 10,18% de rejeição. Dentre os eleitores ouvidos, 2,60% responderam que jamais votariam em nenhum dos candidatos a prefeito de Patos, 2,79% responderam que nunca votariam em todos os candidatos e 22,55% não souberam responder.


O Perfil também quis saber se o eleitorado de Patos mudaria o voto para prefeito. Dos entrevistados, 75,25% responderam que não, 2,39% disseram que “depende”, 0,80% disseram que sim e 1,20% são souberam responder.


Resultados da consulta para vereador


O Perfil quis saber a preferência do eleitorado de Patos para vereador. Dentre os entrevistados, 40,76% disseram que estão indecisos e 4,39% responderam que pretendem vota em branco ou anular o voto.


Pelo menos 9,98% pretendem votar em outros candidatos que não aparecem na relação abaixo.


Adelson Barbosa – Correio da Paraíba 


 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo