PC do B divulga nota sinalizando apoio a Ricardo Coutinho



Aos Trabalhadores e ao Povo Paraibano

A Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, reunida nesta data, após apreciar conscienciosamente o balanço das atividades partidárias em 2010 e o presente quadro político estadual, vem de público expressar suas conclusões:

O PCdoB na Paraíba considera ter adotado tática eleitoral coerente com a linha política do Partido, expressa na aliança com o PMDB, PT e outras agremiações integrantes da coligação alinhada com a candidatura Dilma Roussef – Presidente. No tocante ao Projeto Eleitoral do Partido para a Paraíba, o PCdoB não tendo viabilizado a estruturação de chapa própria, firmou coligação proporcional tendo como objetivo central eleição de deputado estadual. Não conseguindo lograr êxito nestas batalhas, dedica-se, no momento, o Partido a um processo de avaliação que aponte para novas perspectivas que permitam a acumulação de forças dos comunistas paraibanos.

Diante do novo quadro político paraibano o PCdoB considera que a eleição do governador Ricardo Coutinho(PSB) – mesmo através de uma aliança contraditória – traz em si componente de expectativa de renovação de largos setores do povo paraibano – anseio este que, esperamos, se traduza em um governo progressista, democrático, sintonizado com os setores populares e a perspectiva nacional capitaneada pelo governo da presidente Dilma. O PCdoB, não será indiferente a que o governo possa corresponder a esse anseio – o mesmo pelo qual se bate o Partido. Os comunistas pugnam ainda pela reaglutinação das forças de esquerda na Paraíba, dispondo-se a construir convergências nesta direção. Só assim será possível dar conseqüência a um projeto avançado que aponte para a superação das amarras de classe que puxam a Paraíba para o atraso.

O PCdoB analisa sua trajetória recente olhando para o futuro. Com este mister chama todo o coletivo partidário – em especial seus organismos dirigentes – a debruçar-se sobre a elaboração dos objetivos partidários para as próximas batalhas políticas, ao passo em que incentiva um profícuo debate autocrítico no curso do processo preparatório para a renovação  dos organismos dirigentes, que se avizinha. Esta será a tarefa central da Conferência Estadual, à qual, estão todos  os militantes e quadros chamados a contribuir.

 

João Pessoa, 27 de janeiro de 2011

 

Comissão Política Estadual do PCdoB