Destaques

Patos sediará esta semana Festival Audiovisual de Cinema

ÓTICAS GUIMARÃES

O Cinema com Farinha – Festival Audiovisual do Sertão Paraibano acontecerá nesta semana, entre os dias 07 e 09 de setembro, nas cidades de Patos e Santa Luzia.

 
O Festival Cinema com Farinha é um projeto que visa proporcionar um espaço de encontro para a discussão e exibição da produção audiovisual local, regional e nacional, e ainda, atender à demanda existente para esse tipo de manifestação cultural no sertão paraibano.

A programação do festival terá início na sexta, dia 07, às 9h, no Auditório da Fundação Ernani Sátiro, em Patos. Na Sessão Sertão, mostra não-competitiva para vídeos de até 20 minutos, serão exibidos os curtas “Derréis na tampa da lata”, dirigido por Aliny Dantas e Anadeis Nunes; “O Vale do Sabugi e as suas belezas inexploradas”, dirigido por Bianka Menezes, Sâmara Medeiros e Yamma Canuto; e “Violando o Sagrado: um cangaceiro virou santo”, com direção de Deleon Souto. Em seguida, às 10h, acontecerá uma reunião sobre a criação de um Cineclube em Patos.

No sábado, dia 08, no Auditório do Forúm Miguel Sátiro, em Patos, a programação se estenderá durante todo o dia. Das 08h às 12h acontecerá a Oficina de Televisão, ministrada por David Fernandes e Wilfredo Maldonado Diaz, da UFPB . Durante a tarde, das 13h às 17h, João de Lima e Pedro Nunes, da UFPB, ministrarão a Oficina de Cinema.

Às 18h30, haverá uma Mostra de Vídeos Convidados , entre eles o vencedor do Festival de Gramado “Um fazedor de filmes”, dirigido por Arthur Lins e Ely Marques, e “Luzia e a Vaca Andorinha”, de Eliezer Rolim, sendo este o primeiro filme interativo gravado em alta definição.

A programação em Patos encerra com a mostra competitiva Sessão Brasil, às 20h.  Concorrem aos prêmios de melhor vídeo, melhor roteiro, melhor direção e melhor vídeo júri popular, os curtas “Além do Barro”, dirigido por Fernando Freitas; “Baiestorf – filmes de sangueira e mulher pelada”, dirigido por Christian Caselli; “Cinderela”, dirigido por Taciano Valério e Breno César; “Espectro”, dirigido por Miguel Rodrigues; “Estibordo”, dirigido por Marcelo Coutinho e Mariah Banaglia; “Forasteiro”, dirigido por Thiago Fogaça; “Palhaço – o Ser em Transgressão”, dirigido por Sandra Storino e Layla Ueda; e “Pela tela pela janela”, de Nycolas Albuquerque.

No domingo, dia 09, em Santa Luzia, a programação terá início com a Oficina de Produção Audiovisual, no Auditório do Centro Cultural Padre José Saturnino, das 09h às 13h, ministrada pelo jornalista Deleon Souto, organizador do evento. Às 20h00, acontecerá a mostra itinerante dos vídeos da Sessão Sertão e os vencedores da Sessão Brasil, que encerrará a programação.

O Festival Cinema com Farinha está sendo promovido pela equipe da Agência Dvision, coordenado pelo jornalista Deleon Souto. O evento tem como parceiros o Pólo Multimídia da UFPB e a Secretaria de Educação de Santa Luzia. E ainda, conta com o apoio das Faculdades Integradas de Patos , da Deputada Estadual Socorro Marques e da Prefeitura Municipal de Patos

Marcos Oliveira/Patosonline.com

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios