Patos se transforma para receber turistas



O São João de Patos será aberto no próximo dia 19, se prolongando até 28 deste mês. Dez dias de muito forró, com mais de 50 atrações em praça pública. O Terreiro do Forró, local da realização de um dos maiores eventos juninos do País, já começa a receber a ornamentação e instalação dos camarotes.

 

A previsão da coordenação de eventos da Prefeitura é de que no dia 15 todos os trabalhos estejam finalizados, a exemplo do cenário do sítio junino, que este ano terá mais uma vez a bodega museu, exposição de figuras pitorescas de Patos, comidas típicas da região, praça para apresentações de quadrilhas juninas e grupos folclóricos, pau-de-sebo, dentre outros atrativos.

 

A Central de Atendimento ao Turista (CAT), que terá uma unidade funcionando no Terreiro do Forró e outra na Estação Rodoviária, local em que trios de forró pé-de-serra darão boas vindas aos visitantes, desenvolverá a campanha Visite Nossa Cidade, mostrando aos turistas nossos principais cartões postais para que conheçam a história de Patos e seus atrativos.

 

A Cruz da Menina e o enredo da triste história da Menina Francisca, morta à pauladas em 1923, relatos de seus milagres; a casa museu Fundação Ernani Sátyro, com seu rico acervo cultural; igrejas, a exemplo das de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Guia; Estação Ferroviária, com seu antigo prédio, que poderá se tornar também museu, dentre outros atrativos, como o Centro Comercial Darcílio Wanderley (mercado velho), um dos maiores celeiros da cultura popular do interior nordestino.

 

Muitos que virão pela primeira vez participar do São João de Patos vão poder conhecer também antigas tradições que fazem parte da cultura junina local, como a corrida de jegues, corrida da fogueira, a hilariante disputa do pau-de-sebo, além de novos atrativos, como a sanfônica e o Festival Forró pé-de-serra.

 

A segurança será mais uma vez um dos pontos altos do São João de Patos. As polícias estarão atuando unidas em todo o perímetro da festa, sem abandonar o combate ostensivo nos bairros. A PM colocará um contingente policial de 120 homens, inclusive usará plataformas com visão geral do evento, homens de binóculos dos camarotes monitorando o comportamento dos forrozeiros para evitar algum tipo de atitude inadequada.

 

A Polícia Civil mais uma vez estará com sua delegacia volante, com equipe de delegados e agentes no Terreiro. Os conselhos tutelares farão diariamente fiscalização e trabalho preventivo. Uma das preocupações dos conselhos é com relação ao consumo de bebidas alcoólicas por menores. Uma das metas será é orientar os comerciantes sobre a lei que pune quem vende bebida a menores.

 

Marcos Eugênio

Foto/Misael Nóbrega