Patos retoma oferta de exames e consultas de especialidades de forma gradual e conforme protocolos de prevenção ao Covid-19



A Central de Regulação e Marcação da Secretaria de Saúde de Patos está retomando os atendimentos presenciais e a oferta de exames e consultas de forma gradual, tendo em vista o cumprimento dos protocolos de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

A atualização e emissão do cartão SUS estão sendo ofertados normalmente. Já o Laboratório Municipal, Centro de Especialidades Frei Damião e o Centro Especializado em Reabilitação (CER), estão funcionando com a oferta dos exames e consultas com demanda reduzida e gradual. Os casos de urgência e emergência têm prioridade.

A confirmação foi do gerente da Central de Regulação e Marcação, José João de Albuquerque, que também informou sobre os trâmites que a Secretaria de Saúde está adotando para contratação de novos médicos especialistas para o CER e Frei Damião.

Para ser regulado e marcado, o paciente deve passar pelo médico clínico da unidade básica de saúde, que encaminhará a solicitação de exame ou consulta especializada para a central de regulação e marcação. Posteriormente, o paciente recebe seu procedimento agendado.

TFD – Tratamento Fora de Domicílio

No tocante ao Programação Pactuada e Integrada (PPI), realizado por meio de investimento do SUS, José João explicou que a cidade de Patos tem como referência as cidades de Campina Grande e João Pessoa, para realização daqueles procedimentos que não dispõe.

Após o período mais crítico da pandemia, as duas cidades estão atendendo a demanda de Patos e outros municípios também de forma gradual, e dando prioridade aos casos na área de oncologia.

O transporte para os pacientes que precisam de atendimento nos dois centros está operando normalmente.

Cirurgias eletivas

De acordo com o gerente da Central de Regulação e Marcação, José João, a Prefeitura e Secretaria de Saúde estão em andamento com o processo de contratação de centros especializados para realizar esses tipos de procedimentos.

Obs: A Central de Regulação e Marcação funciona no prédio da antiga Secretaria de Saúde, localizado na rua João Soares, número 167, no bairro Brasília. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 07h30 às 13h30.

Coordecom




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.