Locais

Patos 119 anos: Historiador Damião Lucena explica o surgimento da cidade e sua evolução como polo econômico, educacional e industrial. Veja Reportagem

No próximo dia 24, Patos completa 119 anos de elevação à cidade.

ÓTICAS GUIMARÃES

A elevação de Patos para cidade ocorreu em 24 de outubro de 1903, graças à Lei nº 200, que foi sancionada pelo Presidente do Estado da Paraíba, Desembargador José Peregrino de Araújo.

No próximo dia 24, Patos completa 119 anos de elevação à categoria de cidade.

Pabhlo Rhuan, repórter do Patosonline.com, visitou a garagem cultural, idealizada pelo jornalista e historiador Damião Lucena, e que retrata a história da cidade de Patos desde a Lagoa dos Patos, de onde surgiu o nome da cidade, até a evolução comercial, educacional e religiosa.

Rio Espinharas e da Lagoa dos Patos – Foto: acervo histórico – Damião Lucena

Damião explica que, ao contrário do que muitos possam imaginar, a emancipação política de Patos ocorreu em 22 de agosto de 1833, e naquela época, Patos ainda era Vila e contava com a Câmara Municipal e 7 vereadores.

Somente 70 anos depois, em 1093, Patos se torna cidade e anos mais tarde se torna a Capital do Sertão da Paraíba, sendo polo educacional, econômico e industrial.

Centro de Patos – Foto: Matheus Marques – Patosonline

Segundo Damião Lucena, a boa localização geográfica de Patos influencia para o seu desenvolvimento e hoje converge com cerca de 70 municípios, não apenas do estado da Paraíba, mas do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Na reportagem abaixo, Damião retrata a história de Patos e sua evolução aos dias atuais, tendo em torno de 110 mil habitantes.

Por Pabhlo Rhuan – Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo