Patoenses ganham menção honrosa após desenvolverem ação que distribuiu centenas de EPI’s pela Paraíba



Em momentos de grandes tribulações sociais, que são provocadas por situações das mais diversas, e nesta conjuntura que se dar diante da pandemia do novo Coronavírus, COVID – 19, existem pessoas que conseguem quebrar paradigmas, se reinventam e ampliam a visão de mundo para colocarem sua vida e a capacidade criadora à disposição das outras pessoas. Foi assim que profissionais de saúde receberam centenas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) através da ‘Ação Cuidando de Quem Cuida’.

Na ação, entre outras pessoas, estão envolvidas de forma direta três patoenses: Celidarque da Silva Dias, Kalinka Zuleika da Silva Dias e Cristhianne Ronna Dias. A idealizadora da ação foi Kalinka, a professora Dra. Celidarque é a coordenadora que credibilizou e institucionalizou a ação junto a UFPB e Cristhianne Ronna também foi uma peça chave para concretizar aquilo que se espelharia por toda a Paraíba e recebeu reconhecimento de diversas instituições pelo alcance social.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu respaldo para que seus espaços, tecnologia, material e conhecimento científico fossem colocados para dimensionar e garantir a concretização da ‘Ação Cuidando de Quem Cuida’. Uma ação que começou com uma pequena ideia de concretização, começou a ganhar dimensão e definição de papeis com todos os envolvidos formando uma grande irmandade que contribuiu para expandir rapidamente e ganhar apoio de professores, estudantes, colaboradores empresários e outras instituições.

Há 17 pessoas que se envolveram de forma direta e voluntária nas atividades que deram concretude ao projeto: Celidarque Dias, Kalinka Dias,  Cristhianne Ronna, Jonathan Medeiros, Carlos Nome, Natália Queiroz, Jéssica Pinheiro, Patrícia Avelar, Micheline de Azevedo, Edneia de Oliveira, Ana Rosa Sousa, Sandra Sorage, Henrique da Cruz, Tássio Macedo, Lyvia Layanne, César Alves e Josenildo.

Os EPI’s, no primeiro momento, seriam fornecidos apenas para profissionais da saúde de João Pessoa. Porém, a ‘Ação Cuidando de Quem Cuida’ se intensificou, se estendeu e as dezenas de protetores faciais se transformaram em centenas. Horas de serviço, dedicação, projetos de qualidade dentro dos padrões estabelecidos por regras normativas, higienização e mais e mais voluntários abraçando a causa. Diversos municípios receberam EPI’s, inclusive a cidade de Patos.

Nesta quarta-feira, dia 27, a ‘Ação Cuidando de Quem Cuida’ recebeu menção honrosa de votos de aplausos pela Câmara Municipal de João Pessoa. Também já havia recebido certificado de reconhecimento por parte do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

A ‘Ação Cuidando de Quem Cuida’ tem continuidade e segue fazendo o bem de forma voluntária, projetando a Universidade Pública, seus professores, doutores, estudantes e voluntários na sociedade que reconhece esforços.


Jozivan Antero – Patosonline.com