Politica

Partidos de esquerda continuam sem definição

Os partidos de esquerda que compõem a base aliada do prefeito Nabor Wanderley continuam sem definir a formação da chapa proporcional que vai disputar as eleições de outubro.


Na noite desta segunda-feira, 28/04, mais um encontro do Conselho Político que discute o assunto aconteceu na sede do Sindicato Rural de Patos, sem que houvesse uma conclusão para o assunto.


O grande impasse gira em torno das propostas de unificação ou divisão do grupo, face a tendências de algumas legendas e a definição do número de candidatos possível para cada uma delas. Só o PT, apresenta um número de 15 pré-candidatos a vereador e vem encontrando dificuldade para excluir qualquer postulação. "Nós não temos a prática de excluir candidatos, pois fazemos parte de um partido democrático", argumentou o presidente do diretório municipal da legenda Vital Henrique.


A proposta apresentada pelo PT foi a de juntar mais dois a quatro partidos numa chapa encabeçada pelo PMDB, e formar uma coligação com o grupo restante. Vital argumentou que será obrigatória a ida de alguns partidos para o PMDB, haja vista a necessidade de garantir o topo de 22 candidatos a vereador, 15 homens e 7 mulheres. Sozinho, seriam apenas 16; 11 homens e 5 mulheres. Para Zé Gonçalves, representante do PC do B no Conselho Político, duas coligações seria um suicídio coletivo. Zé Gonçalves trabalhou no sentido de fechar o grupo sem o PT, fato que acabou não acontecendo.



Já o vereador Bonifácio Rocha defende a unificação, mas pode romper com a idéia por falta de unidade na base. "Se não houver consenso, fico com o PMDB", adiantou Bonifácio. No final do encontro, ficou marcada outra discussão para o dia 08 de maio, no mesmo local, na tentativa de avançar no processo. Os nove partidos tem um mínimo de 32 e um máximo de 35 candidatos. No início do processo eram 60 candidaturas. Confira os números:



















PARTIDO / NÚMERO DE CANDIDATOS



PT—————15


PHS————–02


PCB—————01


PC do B——–06


PSL——–01 a 03


PR—————–01


PRB—–04 ou 05


PSB————–01


PT do B———-01


Por Genival Júnio

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close