Politica

Partido de Bolsonaro tem a maior bancada da Câmara dos Deputados

Confira a lista dos partidos que conquistaram vagas para a próxima legislatura

ÓTICAS GUIMARÃES

O PL, partido que lançou Jair Bolsonaro à reeleição para a Presidência da República nas eleições 2022, conquistou 98 vagas na Câmara dos Deputados. Pelo segunda legislatura seguida, a sigla detém a maior bancada partidária na Casa.

Além do PL, PP e Republicanos fizeram parte da coligação de Bolsonaro. O PP conseguiu 47 e o Republicanos 41 vagas. Desse modo, nas eleições 2022, esses três partidos somados conquistaram 187 cadeiras na Câmara dos Deputados. A Casa é composta por 513 vagas. Desse modo: eles chegam a cerca de 37% das assentos.

Nikolas Ferreira (PL-MG) foi o candidato à deputado federal com o maior número de votos na eleição de 2022. Vereador em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o parlamentar conquistou praticamente 1,5 milhão de votos na corrida por uma vaga pelo Estado em Brasília.

Já o PT conseguiu eleger 68 deputados federais. Mais uma vez, a legenda lançou Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República. Mesmo tendo sido condenado por corrupção, o petista teve apoio de outros oito partidos para a candidatura. Entre eles, a segunda maior bancada é do PSB (17).

Na lista também aparecem Psol (12), Avante (7), PC do B (6), PV (6), Solidariedade (4), Pros (3) e o Agir, que não elegeu deputados. Somados, os nove partidos que apoiaram a Lula nas eleições de 2022 conquistaram 108 vagas na Câmara do Deputados. Assim, 72 menos que a bancada dos aliados de Bolsonaro.

Fonte – Revista Oeste


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo