• Dra Milena
Esportes

Paraibano da 3ª Divisão está previsto para outubro e pode ter a participação de até 8 times

ÓTICAS GUIMARÃES

O Campeonato Paraibano da 3ª Divisão deve começar no fim de outubro e com uma participação recorde de clubes. Esse, pelo menos, é o pensamento do diretor de competições da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Gustavo Trindade, que enumerou pelo menos oito times interessados em participar da competição este ano.

Entre os interessados, há estreantes (caso do VF4 e do Pombal EC) e clubes tradicionais que estão reativando o futebol profissional (como Santa Cruz, de Santa Rita, e Cruzeiro de Itaporanga). No entanto, para todos eles, há trâmites burocráticos que podem impedir a participação.

– Muitos clubes procuraram a Federação e demonstraram interesse em disputar a 3ª Divisão. Mas para alguns, como Santa Cruz e Cruzeiro, por exemplo, é preciso antes de mais nada resolver pendências na CBF. Para outros é mais fácil, mas só teremos a confirmação de quem vai jogar durante o congresso técnico, que vamos fazer ainda neste mês – revelou Gustavo Trindade.

Clubes interessados em disputar a 3ª Divisão

ClubeCidade
CruzeiroItaporanga
EsportePatos
InternacionalJoão Pessoa
MiramarCabedelo
Pombal ECPombal
Santa CruzSanta Rita
SantosJoão Pessoa
VF4João Pessoa

Rebaixados da 2ª Divisão em 2022, Esporte de Patos e Internacional-PB são presenças certas na Terceirona. O Miramar de Cabedelo, que passou por um processo de reorganização administrativa, é outro que não deve ter problemas para jogar. O mesmo acontece com o Pombal EC, que herdou a vaga deixada pelo Nacional de Pombal.

Já Santos-PB e VF4 são incógnitas nessa questão. No ano passado, o Peixe disputou a Terceirona através de uma parceria, desfeita logo depois da competição. Com isso, ainda busca recursos para jogar. E o VF4 ainda depende de parceiros para viabilizar a primeira aventura no futebol profissional.

Para Santa Cruz-PB e Cruzeiro de Itaporanga, o primeiro passo é regularizar suas situações na CBF. Como os times têm dívidas de participações anteriores, é necessário primeiro resolver as questões burocráticas e financeiras. O problema é que o prazo é curto até o arbitral no fim do mês, o que pode dificultar a volta ao futebol profissional ainda em 2022.

A primeira edição da Terceirona foi realizada em 2021 com a presença de apenas três times. O Spartax ficou com o título vencendo o Paraíba de Itaporanga na final (atualmente, Serra Branca). Os dois times conseguiram o acesso para a 2ª Divisão.


GEPB


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo