Gerais

Paraíba prorroga campanhas contra poliomielite, influenza e multivacinação até 31 de outubro

Entre as três campanhas vigentes na Paraíba, as duas primeiras ainda não alcançaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS)

ÓTICAS GUIMARÃES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou até 31 de outubro as campanhas de vacinação contra poliomielite, influenza e multivacinação na Paraíba. Entre as três campanhas vigentes na Paraíba, as duas primeiras ainda não alcançaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).

A campanha contra poliomielite contempla crianças menores de 5 anos; a de influenza é priorizada para mais de 1,4 milhões de paraibanos; e a de multivacinação é direcionada para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
 
A campanha de poliomielite tem estimativa de imunizar 227.851 crianças e, até esta sexta-feira (30), 204.552 foram vacinadas na Paraíba – 89,77% do público-alvo. A meta preconizada pelo MS para essa vacina é de 95%. Dos 223 municípios paraibanos, 172 atingiram ou superaram esta marca e 51 ainda não conseguiram alcançar a estimativa. Em todo estado, mais de 23 mil crianças com idade até 4 anos não foram vacinadas contra a doença.

Os cinco municípios que aparecem com as piores coberturas vacinais contra pólio, até o momento, são Campina Grande (68,15%); Imaculada (69,74%); João Pessoa (71,62%); Quixaba (73,02%) e Mãe D’água (73,73%).

Já São José de Princesa, Pilar, Alcantil, Lastro e Areia de Baraúnas estão no topo da lista, com coberturas que oscilam entre 129,86% e 115,74%.
 
A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, explica que a prorrogação das campanhas é importante para garantir a saúde dos paraibanos: “A Paraíba está bem perto de atingir a meta necessária contra poliomielite e continuamos com uma das melhores coberturas do Brasil. Acreditamos que a vacina é o melhor meio de prevenção e mantemos as campanhas vigentes com objetivo de manter nossa população saudável e protegida”.

Influenza e multivacinação

Em relação à campanha contra influenza, o grupo prioritário para a vacina na Paraíba está estimado em 1.450.234 indivíduos. Nenhum dos públicos-alvo atingiu a marca de 90% determinada pelo MS. A cobertura vacinal deste imunizante no estado é de 77,5%, segundo dados coletados em 30 de setembro. Desde o dia 25 de junho, a vacina contra influenza foi disponibilizada para todos os indivíduos não vacinados com idade a partir de 6 meses.
 
A campanha de multivacinação, que tem objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, também seguirá vigente até 31 de outubro. Todas as vacinas do calendário estão disponíveis e os 223 municípios seguem abastecidos e trabalhando para ampliar as coberturas e garantir a proteção da população. A vacina contra Covid-19 também está incluída nesta campanha para indivíduos de todas as idades contempladas no Programa Nacional de Imunizações.

Fonte: Portal Correio


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo