Policial

Paraíba pode ter concurso com vagas para policial penal em 2023

ÓTICAS GUIMARÃES

O Governo da Paraíba pode realizar um novo concurso para a Polícia Penal em 2023. Segundo informações do gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, Ronaldo Porfírio, a gestão está estudando as carências da instituição penal, uma vez que muitos servidores se aposentaram e outros estão aptos a pedir aposentadoria em breve. 

“Temos um déficit de 40% do nosso efetivo. O recomendado é cinco presos para cada policial penal, mas na Paraíba temos mais de 12 mil presos cumprido diversos regimes, entre semi-aberto, aberto e fechado, para apenas 1.700 policiais penais, o que representa 9 presos para cada policial penal”, explicou. 

Ao ser questionado sobre a possibilidade de um novo certame para mais contratações, o gestor lembrou que o secretário de segurança já deu entrevista falando sobre estudos preliminares, mas que não há previsão de certame, assegurando que o quantitativo de funcionários na área carece e deve ser ampliado com a possibilidade de concurso. 

Em 2021, o governador da Paraíba, João Azevedo, sancionou a Emenda Constitucional 48, que cria a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional estadual.

A Polícia Penal da Paraíba estará vinculada ao órgão administrador da administração penitenciária e, assim com a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, terá estatuto próprio, estabelecendo organização, garantias, direitos e deveres.

O último concurso da SEAP PB, realizado em 2008, ofertou 2.000 vagas para o cargo efetivo de Agente de Segurança Penitenciária, sendo 627 oportunidades para o sexo masculino e 373 vagas para candidatas do sexo feminino. O certame esteve sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Por Genival Junior – Patosonline.com

Com informações de ClickPB


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo