DestaquesLocais

Outubro Rosa, um mês de conscientização para o câncer de mama e colo de útero. Veja Reportagem

ÓTICAS GUIMARÃES

O Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que visa principalmente alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61% casos a cada 100 mil mulheres.

Durante esta quinta-feira, dia 06 de outubro, Pabhlo Rhuan, repórter do Patosonline.com, esteve acompanhando o grupo da casa de apoio Amigas Viva a Vida, que realiza um trabalho de motivação para pessoas diagnosticadas com câncer, além de fornecerem perucas, próteses mamárias e tocas.

Veja reportagem completa:

Todos os dias, as voluntárias se dirigem ao Hospital do Bem, Inaugurado em 2018. e que trouxe para o Sertão um alívio, tendo em vista a facilidade para os pacientes em não terem que saírem do Sertão para a capital João Pessoa.

Durante nossas gravações, Raimunda Edivani, da cidade de Riacho dos Cavalos, que está realizando o tratamento contra o câncer de mama, falou como foi receber o acolhimento do grupo e disse ter tirado um aprendizado após o câncer. 

“Elas me animaram e em nenhum momento caí em depressão, pois todas as quintas-feiras estava vendo o testemunho delas. Eu aprendi que essa doença não para a morte, é um aprendizado em que você vai ter que dar mais valor à vida”, disse Raimunda Edivani, paciente do Hospital do Bem.

Na casa de apoio Amigas Viva a Vida, Francisca do Santos, diagnosticada com câncer, hoje é voluntária e ajuda outras mulheres que estão passando pelo tratamento a verem que existe esperança para elas. Ao Patosonline, ela relatou como foi que constatou o câncer e falou sobre ser voluntária do grupo.

“Eu me toquei, senti o nódulo e fui procurar os serviços de saúde e fiz todos os processos de exames até ser diagnosticado o câncer maligno de nível três, mas para honra e glória do senhor estou aqui de pé. Venci essa batalha,” disse Francisca do Santos.

Foto: Pabhlo Rhuan

Cinco sintomas comuns:

Segundo a mastologista, quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, em 90% das vezes ele se apresenta como nódulo palpável na mama. Mas existem outros quatro sintomas que também podem indicar a presença da doença, sendo geralmente sinais inflamatórios que não respondem a tratamentos tópicos (cremes dermatológicos, por exemplo). São eles:

  • retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja
  • saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã
  • vermelhidão da pele da mama
  • pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço
  • Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local.



Mostrar mais

Pabhlo Rhuan

Estudante de Jornalismo, repórter e editor do Patos Online.
Botão Voltar ao topo