Gerais

“O impacto é desastroso…”, diz reitor do Centro Universitário de Patos sobre cortes do FIES

João Leuson Palmeira, reitor do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), foi contatado para falar sobre o corte do Financiamento Estudantil (FIES) por parte do Governo Federal. Desde o mês de julho, o Ministério da Educação (MEC), através do Ministro Abraham Weintraub, não faz repasses e está causando prejuízos incalculáveis para universitários e as instituições contemplados.

“O impacto é desastroso! Desde julho que não recebemos nada de repasse financeiro do FIES. Estamos avaliando se vamos continuar oferecendo FIES para alguns cursos da UNIFIP. Aguardamos soluções para um melhor desenvolvimento no financiamento estudantil”, relatou João Leuson.

De acordo com informações, os recursos pelo FIES repassados para UNIFIP chegam a quase Três Milhões de Reais. Centenas de estudantes universitários que dependem do financiamento para dar continuidade aos cursos superiores em instituições privadas estão desesperados, pois sem o financiamento podem ter que encerrar os estudos ou buscar pagar suas mensalidades por outros meios.

O Governo do presidente Bolsonaro (PSL) tem promovido um verdadeiro desmonte na educação superior nas instituições federais e também começa a atingir as formas de financiamento para os estudantes nas universidades e faculdades privadas. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) também corre o risco de ter recursos suspensos.

Criado em 2004, o PROUNI oferece bolsas de 50% a 100% nas faculdades privadas. O FIES foi criado em 1999 para dar condições de pagamento de mensalidades para estudantes que não podem pagar sua formação em nível universitário. Os dois programas estão correndo risco de continuidade.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close