O Ensino de LIBRAS Avança na Cidade de Patos-PB



A LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais se constituem como referência para garantir a acessibilidade da pessoa surda, daí a importância de que muitas pessoas, dos mais diversos segmentos, tenham o domínio da Língua Brasileira de Sinais, não restringindo o seu uso e entendimento aos espaços educacionais, mas que a comunicação se torne uma realidade em diferentes situações da vida em sociedade.

Em Patos-PB e Região a Podium vem desenvolvendo ações para que isso aconteça, uma delas são os Cursos Básicos de LIBRAS com o objetivo de oportunizar o acesso ao conhecimento e difusão da Língua Brasileira formando profissionais preparados para atender às exigências de uma sociedade mais inclusiva e que responda às necessidades de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes.

Na Segunda-Feira, 19 de agosto às 19 horas, iniciou uma turma do Curso Básico de LIBRAS, nesta turma teve a participação de profissionais de várias áreas, com professores, enfermeiros, odontólogos, corretores de Imóveis, estudantes e gestores escolares. A vereadora do município de Patos-PB, Nadigerlane Rodrigues, que está também fazendo o curso de LIBRAS vem desenvolvendo projetos e Leis na Câmara municipal em pro da inclusão das Pessoas Surdas. Segundo Nadigerlane “Nós abordamos na câmara municipal exatamente como devermos tratar essa inclusão social para as pessoas Surdas, agente viu que precisa sim levar esse debate para a câmara através de uma audiência pública e agora com essa iniciativa do Podium trazer para patos esses cursos é muito importante já foi sugerida na câmara que para as sessões ordinárias ter um intérprete de LIBRAS”.

O estudante do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal da Paraíba- UFCG e do Curso Básico de LIBRAS, Ronaldo Leite da Silva Filho, da Podium é deficiente auditivo e já vem trabalhando junto aos órgãos federais, estaduais e municipais para que todos os estabelecimentos públicos e privados tenham pessoas com conhecimentos sobre LIBRAS. Assim como estabelece A Lei 10436/02 e o Decreto n.º 5.626/05 são dois documentos fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas.

Ainda da tempo de você ingressar nessa turma. A próxima aula será nesta segunda-feira, 26 de agosto às 19 horas. Reserve sua vaga. Agora. Pelo Whats App ( 83) 996129596. A Podium está localizada na rua São José, Bairro Santo Antônio, ponto de referencia antiga Campal.

Assessoria