Notícias do internauta

Novo Código de Processo Civil é tema de congresso de advogados

ÓTICAS GUIMARÃES

Começa nesta quinta-feira, 30 de julho, às 14 horas, o VIII Congresso de Advogados da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), que vai reunir mais de 350 pessoas no Centro de Lazer da categoria em Praia Grande, Baixada Santista. O evento, realizado em parceria com os Sindicatos Filiados, se estende até a tarde do dia 31, com a presença de autoridades jurídicas, dirigentes comerciários, advogados de entidades sindicais e convidados.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, é convidado especial do VIII Congresso, que na edição de 2015 tem como tema “Novo CPC: Implicações e Compreensões em Relação ao Processo do Trabalho”.
Durante o evento, estará em discussão a Lei 13.105/2015, que estabelece o Novo Código de Processo Civil em substituição ao de 1974 e que entrará em vigor em 17 de março de 2016. O novo código traz uma série de mudanças com o objetivo de dar maior celeridade ao julgamento dos processos e maior liberdade às partes.

Dentre as diversas alterações promovidas pelo legislador, destaque à criação de novos mecanismos para a busca da conciliação entre as partes; simplificação da defesa do réu; mudanças na contagem de prazos de dias corridos para dias úteis; criação de uma ordem de julgamento dos processos; redução do número de recursos e unificação dos prazos recursais; alteração das regras referentes aos honorários advocatícios e desconsideração da personalidade jurídica da sociedade.

O Congresso de Advogados tem coordenação geral do presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, coordenação executiva do diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da entidade, Arnaldo Azevedo Biloti, e coordenação técnica de João André Vidal de Souza, assessor jurídico da Federação, e de Ronaldo Lima dos Santos, professor da Universidade de São Paulo e procurador do trabalho do Ministério Público do Trabalho em SP.

Sobre a Fecomerciários
Antiga Fecesp, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários) comemorou 76 anos de fundação em 9 de abril de 2015. Representando mais de 2,7 milhões de trabalhadores, possui subsedes em São José do Rio Preto e Campinas, além de regionais distribuídas pelo estado. Presidida pelo líder sindical Luiz Carlos Motta, coordena os interesses da categoria como um todo, com atuação decisiva na estruturação de seu movimento sindical.


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo