Regional

Novembro Azul: Secretaria de Saúde de Mãe d’Água disponibiliza atendimento noturno na UBS I nesta quinta-feira (14)

Nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, a Unidade de Saúde Maria Neuma Soares de Figueiredo estará aberta no período noturno com uma oferta especial de atendimento à Saúde do Homem. O atendimento contará com a presença da Equipe de Saúde da Família, através dos quais serão ofertados consulta médica, odontológica e com equipe de enfermagem, entre outras ações.

O atendimento noturno faz parte das ações que a Secretaria de Saúde de Mãe d’Água vem trabalhando gradativamente e que visam a ampliação e o alcance das Políticas de Atenção à Saúde do Homem, dentro da Campanha Novembro Azul, que amplia a visibilidade e o quantitativo de atendimentos realizados junto a este público.

A Campanha tem como foco principal promover a conscientização dos homens com idade acima dos 40 anos para a necessidade de cuidados com a saúde e, em especial, no que diz respeito a prevenção e diagnóstico precoce dos casos de câncer de próstata.

Além desta ação, a programação do Novembro Azul 2019 ainda prevê a realização de palestras em salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e outros espaços, a realização gratuita dos exames de PSA e um momento de mobilização com palestra e consulta com o médico urologista Marcílio Medeiros, que em princípio acontecerá nos dias 19 de novembro e 03 de dezembro, nos horários da tarde e noite.

A coordenadora da Central de Marcação de Consultas, Joseane Lustosa (Nana), responsável pelo agendamento dos atendimentos, chamou a atenção para a necessidade de que todos os homens com idade igual ou superior aos 45 anos devem procurar a UBS, ou seu agente de saúde para que seja solicitado o encaminhamento para realização do PSA, que é um dos requisitos para a consulta com o urologista.

“Além de esta ser uma prática já indicada por todos os profissionais da Saúde, é importante frisar que os homens precisam procurar a Unidade de Saúde, falar com o médico da Saúde da Família para ele possa solicitar a realização do PSA, uma vez que este exame é imprescindível para verificação das alterações específicas da próstata, apontando, inclusive, a necessidade ou não do exame de toque”, complementou Nana.

É importante lembrar que, além de realizar os exames anuais, o homem pode adotar outros comportamentos e hábitos saudáveis, que podem diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer, tais como: Manter uma alimentação saudável e equilibrada; Não fumar; Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; Manter um peso saudável; e Praticar regularmente atividades físicas.

VOCÊ SABIA?

A Campanha Novembro Azul é um momento que acontece anualmente, para lembrarmos aos homens o cuidado que necessitam ter com a sua saúde, não apenas no sentido de se prevenir contra o câncer de próstata, como também de todas as doenças a que estão expostos. É, também, um momento para lembrarmos que ao longo de todo o ano a secretaria de Saúde disponibiliza ações que podem ajuda-los a manter sua saúde e prevenir doenças.

E neste sentido, a Secretaria de Saúde de Mãe d’Água coloca à disposição de toda população diversas ações, projetos e práticas que contribuem positivamente na promoção à Saúde Preventiva. Dentre estas ações e projetos, podemos citar:

► O trabalho realizado através da Academia da Saúde, que conta com educador físico para fazer o acompanhamento das atividades propostas, a exemplo da hidroginástica;

► Os grupos de combate ao tabagismo, acompanhados pela Equipe do NASF;

► O acompanhamento psicológico e terapêutico, onde a Saúde conta com dois psicólogos clínicos;

► Atendimento com nutricionista, também ofertado a partir do NASF e que, junto a Academia da Saúde desenvolve o projeto “Medida Ideal”, que incentiva à prática de exercícios e a mudança dos hábitos alimentares para a promoção de melhorias na saúde dos pacientes;

► O acompanhamento regular de pacientes com doenças crônicas, a exemplo de diabetes e hipertensão e a indicação dos mesmos para inclusão nos grupos de apoio e projetos realizados pela equipe;

► Laboratório Municipal onde é realizado o trabalho de diagnóstico e análise para acompanhamento dos pacientes;

► E as Salas de Vacina das Unidades de Saúde, onde é realizado o trabalho de imunização para prevenção de doenças em crianças, adolescentes e adultos.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima de você, conheça todo o trabalho que é realizado pelos profissionais da Saúde e busque todo o conjunto de cuidados que o Município coloca à disposição no sentido de proporcionar a assistência qualificada a todos os munícipes.

Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close