Aconteceu no auditório da Rádio Espinharas, na tarde deste sábado, dia 09, em Patos, a primeira plenária pública de apresentação da Unidade Popular (UP). O evento contou com o presidente estadual da agremiação partidária na Paraíba, jornalista Rafael Freire, e foi dirigido por Emanuel Escarião, presidente do diretório Municipal de Patos.

No primeiro momento, Rafael Freire fez uma explanação sobre o processo de luta para criação da Unidade Popular, sobre a conjuntura nacional diante do cenário político-social após a campanha de 2018 que levou a presidência Jair Bolsonaro (PSL), bem como sobre pontos do cenário na América Latina. Os presentes puderam expor pontos de vistas e discutir com a plenária a propósito dos pontos apresentados.

Aline Ana, do diretório Municipal da UP em Patos e também do Movimento de Mulheres Olga Benário, fez parte da mesa. A UP tem uma participação efetiva de mulheres protagonistas e vem buscando cada vez mais ter a participação paritária de gênero entre seus filiados e dirigentes.

O radialista Jozivan Antero fez uma exposição rápida da política na cidade de Patos. O militante falou sobre as oligarquias locais, da política desenvolvida como forma de beneficiar grupos e não o conjunto da sociedade, bem como sobre o papel do povo para promover mudanças através da participação crítica e na formação de novos protagonistas. De acordo com Jozivan, a UP vem para ajudar na organização do povo que sofre com a velha forma de fazer política sem levar em conta princípios de coerência.

Ao final do evento, várias pessoas já se filiaram ao partido. A ideia é desenvolver uma campanha de filiações, porém, de forma criteriosa para ter um quadro de cidadãos e cidadãs compromissados com a coletividade. A UP pretende ter reuniões periódicas para que nelas sejam desenvolvidos a formação política e de cidadania plena.

 

 

Jozivan Antero – Patosonline.com