Nesta sexta-feira, dia 05, às 19h00, na Fundação Ernani Sátyro (FUNES), será comemorado o 15º aniversário de circulação do Jornal A Verdade. O periódico mensal, que tem circulação nacional, vem ano a ano cumprindo com o compromisso de expor ideias, informar e formar a consciência social no país.

Na cidade de Patos, o jornal circula através de militantes do Partido Comunista Revolucionário (PCR) e de simpatizantes que têm abraçado a causa em prol de uma leitura crítica que mostre a realidade política e social do Brasil e do mundo e, sobretudo, retrate as lutas por uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

Durante o evento comemorativo será feita uma apresentação artística com o músico e poeta Rogério Dantas, explanação sobre o papel da imprensa na sociedade, contando com a presença do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (SINDJOR-PB), Rafael Freire e uma justa homenagem ao ex-vereador patoense, preso político perseguido pela Ditadura Militar, além de escritor e presidente do Sindicato dos Bancários do Estado da Paraíba, POLION CARNEIRO (em memória).

A entrada ao evento será limitada e os interessados em participar podem fazer contato através dos telefones: (83) 8816-9898 e 9952-9884.

 

Sobre o homenageado:

Polion Carneiro de Oliveira nasceu em Patos (PB), em 26 de fevereiro de 1944. Era filho do casal de agricultores Severino Canuto de Oliveira e Joadiva Carneiro de Oliveira, e irmão de Cilêde Carneiro de Oliveira, Jandira Carneiro de Oliveira e Severino Canuto Filho (Lodim). Casou-se com Marúzia de Araújo Lima com quem teve três filhas: Pollyana Carla de Araújo Carneiro, Yanna Raquel de Araújo Carneiro e Anna Karoline de Araújo Carneiro.

Cursou Economia e Direito. Foi preso político na década de 60, período inicial da Ditadura Militar. Foi vereador em Patos três vezes, nos períodos: 1969-1972; 1977-1982 (pelo MDB); 1983-1988 (pelo PMDB).

Publicou seu único livro, Versos de Ninguém, em 1979. Foi funcionário do então BNH e da Caixa Econômica Federal, além de presidir o Sindicato dos Bancários da Paraíba. Poeta, compositor, político, advogado, economista e enxadrista, Polion Carneiro faleceu em 2007.

A esposa de Polion Carneiro e uma das filhas confirmaram presença ao evento.

 

Jozivan Antero – patosonline.com