Um levantamento realizado pelo Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística, revela o perfil populacional do bairro do jatobá e demais localidades da zona zul de Patos.

 
Segundo o INPPE, a população do grande jatobá que é de 11.536 habitantes, na integração dos bairros Monte Castelo, Conjunto dos Sapateiros, Jatobá, Alto da Tubiba, Mutirão e Nova conquista, representa um contingente maior que muitos municípios do estado da Paraíba.

Para se ter uma ideia, dos 223 municípios da Paraíba, apenas 51, ou 31,84% chegaram a 2012 com uma população superior a residente na zona sul de Patos, que é 11.536, enquanto outros 152, ou 68,16% não atingem essa marca, levando em conta que a estatística retrata os dados do IBGE no censo 2010.

Para o diretor da agencia regional do IBGE em Patos, Osvaldo de Sousa, o resultado comprova a força significativa dos bairros da zona sul de Patos para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Osvaldo lembrou ainda da população flutuante e do intenso acesso de pessoas de outros municípios a cidade de Patos através do grande jatobá.

Outro número expressivo levantado pelo INPPE, diz respeito ao eleitorado do bairro, que atingiu no ano passado, 10.223 eleitores, segundo o cartório eleitoral da 65º zona, considerando o total de votantes habilitados nas últimas eleições.

De acordo com o jornalista Genival Júnior, responsável pelo levantamento, o eleitorado atual que representa pouco mais de 14% dos votantes de Patos, sendo maior que 157 municípios do estado.

Genival informou que em termos proporcionais, o jatobá tem mais eleitores do que 70,40% dos municípios da Paraíba, e perde apenas para 29,6% das cidades paraibanas.

Nas duas situações, a zona sul de Patos se assemelha em termos de perfil social, a municípios importantes no estado como Teixeira, Santa Luzia, Paulista e Boqueirão, entre outros.

Genival informou também que o bairro representa o terceiro maior contingente eleitoral e populacional de Patos, perdendo para as áreas agregadas ao grande Belo Horizonte e ao grande São Sebastião.

 
Fonte: maispatos.com