A magnifica reitora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Marlene Alves assinou na noite desta quarta-feira, dia 15, no Campus VII, em Patos, a documentação de doação do terreno para construção do moderno Campus da universidade. O projeto leva assinatura do mundialmente conhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemayer.

A mesa da solenidade foi composta pela própria reitora Marlene Alves, por professores, funcionários, pelo empresário doador do terreno e por Jardel Wandson que é representante do DCE-UEPB e diretor da União Nacional dos Estudantes – UNE. O professor Neto Rangel dirigiu a solenidade.

O Campus da UEPB ocupará uma área de 10 hectares que foi doada pelo empresário Carlos Machado, proprietário do Loteamento Altiplano localizado vizinho a Energisa na saída para Campina Grande em Patos. Carlos Machado destacou que esse ato além de ser de cidadania é também de alguém que acredita no crescimento da cidade de Patos no setor educacional e da construção civil.

Durante a cerimônia, centenas de estudantes, funcionários, professores e representações da comunidade universitária se fizeram presentes para acompanhar o momento que vem sendo esperado durante muitos anos. A abertura da solenidade foi brindada com uma Assinatura de termo de doação de terreno para UEPBdemonstração de Caratê com jovens que praticam o esporte através de projeto de extensão da própria UEPB-Patos que foi idealizado e dirigido pelo diretor do Campus VII, Odilon Avelino.

A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB tem em caixa 160 milhões de Reais para construção do Campus em Patos. Marlene Alves relatou que os primeiros passos da obra já têm início no mês de setembro deste ano e que estará conversando com o governador Ricardo Coutinho – PSB para viabilizar algumas questões. De acordo com Marlene haverá ampliação de cursos e de atividades educacionais oferecidas pela universidade.

“Esse é um momento muito importante. Significa dizer, primeiro, da visão estratégica do empresariado de Patos, porque percebe que a instituição universidade atrai para si todo um desenvolvimento para região onde está seu empreendimento. Segundo para UEPB num momento crucial para a consolidação do Campus VII Antônio Mariz. Terceiro porque esse projeto tem um significado muito especial para todos sertanejos por ter sido feito pelo arquiteto Oscar Niemayer junto com seu amigo Cícero Silveira sendo um pedido do ex-governador Antônio Mariz. Estamos colocando a cidade de Patos na rota dos estudiosos da arquitetura de Oscar Niemayer. Essa é a terceira obra de Oscar Niemayer no estado e a primeira no sertão paraibano. Claro que a função é essencial. Que é de proporcionar aos professores, estudantes e comunidades em geral e fazer com que a atividade de educação chegue a mais paraibanos”, disse Marlene Alves.

 

Patosonline.com


Relato de Oscar Niemayer

Campus da UEPB-PATOS

Empresário Carlos Machado

Assinatura do termo de doação

Representante do DCE-UEPB

Josimar da Imobiliária durante saudação aos presentes

Apresentação de Caratê

Público presente na UEPB

Professor Neto Rangel durante cerimônia