CLEVER
Segunda, 06 de Julho de 2026
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner CCAA
Banner Dr Paulo Arnon
Política NO SERTÃO

De férias na Paraíba, ministro Dias Toffoli visita Poço de José de Moura e prestigia tradições culturais do Sertão

Magistrado do STF conheceu projetos da ONG Pisada do Sertão, participou de apresentações culturais e deve visitar Sousa e Cajazeiras neste domingo (6)

06/07/2026 às 07h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Leonardo Abrantes/Seu Leo
Foto: Leonardo Abrantes/Seu Leo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, está aproveitando um período de férias na Paraíba e cumpriu, nesse sábado (5), uma agenda voltada à valorização da cultura popular no município de Poço de José de Moura, no Alto Sertão paraibano.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Acompanhado da esposa, Renata Gil, além de amigos, o ministro visitou projetos culturais e sociais desenvolvidos pela ONG Pisada do Sertão. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Leonardo Abrantes, no site Seu Leo.

A programação teve início no Sítio Silva, na zona rural do município, onde o grupo conheceu uma moagem de cana-de-açúcar e uma tradicional casa de farinha. No local, Dias Toffoli acompanhou o processo artesanal de produção de mel de engenho, rapadura, alfenim e outros derivados da cana, atividade que integra o patrimônio cultural do Sertão paraibano.

Na sequência, o ministro visitou o ponto de cultura do Reisado Zé de Moura, onde assistiu à apresentação do grupo folclórico e interagiu de forma descontraída com artistas e moradores da comunidade.

Continua após a publicidade
Banner CCAA

À noite, a agenda prosseguiu na Vila do Sertão, espaço que recebe a 20ª edição do Festival Sala de Reboco 2026. Durante a visita, Toffoli percorreu a Expo Criativa Alto Sertão, feira que reúne artesãos, artistas e empreendedores culturais da região, promovendo a economia criativa e valorizando o artesanato local.

Organizado pela ONG Pisada do Sertão, o Festival Sala de Reboco acontece entre os dias 3 e 12 de julho e é considerado um dos principais eventos dedicados à preservação do forró autêntico e das manifestações culturais do Alto Sertão paraibano. A programação inclui apresentações artísticas, oficinas, exposições, feiras e atividades voltadas ao fortalecimento das tradições nordestinas.

Segundo informações, a agenda do ministro no Sertão paraibano continua neste domingo (6). A programação prevê visitas ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa, a uma produção agrícola desenvolvida por mulheres no Setor VI das Várzeas de Sousa e, posteriormente, ao trabalho das tradicionais louceiras de Cajazeiras.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Por Patos Online
Com informações do MaisPB e Seu Leo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 35°

Ter 35°C 18°C
Qua 33°C 20°C
Qui 29°C 22°C
Sex 33°C 21°C
Sáb 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras