
Na Paraíba, pelo menos oito municípios já decretaram situação de emergência por conta das chuvas históricas registradas desde a última sexta-feira (1°). Segundo levantamento do g1, as cidades são algumas das mais afetadas pelo alto volume de chuvas.
A medida visa garantir atuação imediata do poder público para mitigar os danos e prestar assistência à população e foi publicada nos Diários Oficiais de cada Município.
O governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), anunciou que vai decretar situação de calamidade pública no estado, após as fortes chuvas que causaram alagamentos e danos estruturais em diversas cidades. Segundo levantamento, as seguintes cidades já registraram situação de emergência em virtude das chuvas:
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no sábado (2), a Paraíba tem mais de 16 mil afetados pelas chuvas. Destes, entre 514 e 624 pessoas estão desalojadas e cerca de 703 pessoas estão desabrigadas.
Bayeux, que decretou situação de emergência, concentra o maior número de atingidos pelas chuvas, com cerca de 12 mil pessoas afetadas. Vários trechos de Santa Rita, na Grande João Pessoa, ficaram alagados após as fortes chuvas na cidade, nesta sexta-feira (1º) e sábado (2).
Em Ingá, o rio que corta a cidade transbordou e causou a destruição parcial de uma ponte, deixando moradores ilhados, na sexta-feira (1°). Mais de 60 bombeiros militares atuam nessas localidades, e um posto de comando foi instalado em Itabaiana para gerenciar as operações.
Em Lagoa Seca, uma barragem rompeu e pelo menos outros dois barreiros também cederam sexta-feira (1º), na zona rural. De acordo com a Defesa Civil do município, uma pessoa precisou ser resgatada.
O governo da Paraíba decretou situação de emergência por 180 dias na rodovia PB-036, entre o município de Alhandra e o entroncamento com a PB-008.
Entre as medidas que o decreto estabelece para responder aos transtornos, o Governo da Paraíba autorizou:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não renovou os alertas de chuvas intensas para cidades da Paraíba. A previsão do instituto para João Pessoa é de pancadas de chuvas isoladas ao longo deste domingo (3).
Fonte: g1 PB
AÇÃO EMERGENCIAL Governador Lucas Ribeiro reforça ações em Santa Rita contra impactos das chuvas e instala comitê no Centro Integrado de Comando e Controle
CHUVAS Governo Federal anuncia envio da Defesa Civil Nacional para a Paraíba após estragos causados pelas chuvas
RISCO Motoristas alertam para buraco em ponte na BR-361, em Olho d'Água; DNIT diz que reparo foi realizado
CALAMIDADE PÚBLICA Lucas Ribeiro anuncia decreto de calamidade pública após fortes chuvas alagarem cidades da Paraíba
Água no sertão Água no Sertão: Governo da Paraíba investe R$ 40,5 milhões e acelera instalação de poços com energia solar em mais de 60 municípios
CHUVAS Fortes chuvas provocam destruição, isolamento e interdições em várias cidades da Paraíba nesta sexta-feira
ALERTA NAS RODOVIAS Cratera se amplia na PB-032 e provoca interdição total de trecho que dá acesso a Pedras de Fogo
MUDANÇAS Cagepa inicia emissão de novo modelo de fatura a partir do próximo sábado (2)
POLÊMICA Dono do Sistema Correio e ex-senador Roberto Cavalcanti chama o Dia do Trabalhador de “dia da vagabundagem”, e declaração causa polêmica nas redes sociais Mín. 21° Máx. 31°