
O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley, comemorou a aprovação do projeto que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB). A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira, 3, sob a condução do deputado federal Hugo Motta, e representa um marco para a interiorização da educação técnica e profissional na Paraíba.
Com a criação do IFSPB, a nova instituição passa a ter autonomia administrativa e reitoria própria, a partir do desmembramento de campi atualmente vinculados ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A sede da reitoria será instalada em Patos, consolidando o município como polo educacional do Sertão Paraibano.
Em declaração à imprensa, Nabor destacou o esforço conjunto entre o Governo Federal, o Ministério da Educação e a bancada paraibana, ressaltando o papel da articulação política na aprovação da proposta. Segundo ele, a criação do instituto representa “um avanço histórico para a região, ao ampliar o acesso à formação técnica e profissional alinhada às vocações locais, como agricultura, indústria, comércio, tecnologia e desenvolvimento regional”.
O prefeito também enfatizou que a presença de um instituto federal próprio no Sertão fortalece a permanência dos jovens em suas cidades de origem, amplia a qualificação da mão de obra e contribui para a geração de emprego e renda nos municípios sertanejos. “A educação transforma vidas e, quando chega forte ao interior, gera oportunidades e futuro”, afirmou.
Para o diretor do Campus Patos, Ronaldo Lima, a aprovação do projeto reforça a política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e simboliza, segundo Nabor, um compromisso com a justiça regional e a valorização de quem constrói o Sertão todos os dias. “Isso é muito bom, porque as demandas do Sertão precisam ser administradas e adequadas à realidade local. Como eu costumo dizer, nós somos todos Sertão, e o sertanejo tem a sua identidade, tem as suas demandas. Com uma reitoria aqui em Patos teremos, sim, uma possibilidade muito grande de contribuir para o desenvolvimento da região como um todo.”
A implantação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no município de Patos é resultado de uma articulação institucional iniciada ainda em 2006, durante a gestão municipal do então prefeito Nabor Wanderley. À época, o Governo Federal ampliava a rede de institutos federais em todo o país, sob a presidência de Lula, abrindo espaço para a interiorização do ensino técnico e profissional.
De acordo com Nabor, Patos se mobilizou para integrar esse processo por meio de requerimentos formais e do compromisso da gestão municipal em garantir as condições necessárias para a instalação da unidade. Como parte dessa contrapartida, a Prefeitura realizou a doação de um terreno com área de 10 hectares, além de assumir a responsabilidade pela elaboração do projeto arquitetônico do campus.
Com essa etapa concluída, o processo avançou de forma contínua, culminando na construção da unidade e no início das atividades em 2009.
Desde então, o campus do IFPB em Patos tem desempenhado papel estratégico na formação de mão de obra qualificada, ampliando o acesso à educação técnica e tecnológica no Sertão paraibano e contribuindo para o desenvolvimento regional. A presença da instituição reforça o protagonismo do município como polo educacional e evidencia a importância do planejamento e da cooperação entre os entes federativos para a consolidação de políticas públicas estruturantes. “É com esse alinhamento, trabalhando junto ao Governo Federal que conseguimos implementar políticas públicas que fazem a diferença na vida da população”, ressaltou.
Agora, com a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano, Nabor Wanderley anuncia que o município está à disposição para contribuir novamente com a doação de um espaço destinado à instalação da reitoria da nova instituição, garantindo a estrutura necessária para o funcionamento administrativo e para a consolidação da autonomia do instituto.
Por Assessoria
Júri suspenso Em Patos: Defensoria da Paraíba obtém liminar no STJ e suspende júri de réu pronunciado com base em ‘ouvi dizer’
Infiltração Moradores do São Judas Tadeu denunciam infiltrações após chuvas; construtora se pronuncia
Carnaval 2026 Carnaval garantido: Prefeitura de Patos anuncia apoio financeiro para blocos carnavalescos
De volta! Agência do INSS de Patos retoma atendimentos após troca de transformador queimado
Chuvas Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas para Patos e toda a Paraíba até 23h59 desta quinta (12)
Aprovação Jovem patoense, estudante de escola pública, é aprovado em Medicina na UFRN
Queda de energia Moradores relatam transtornos com quedas constantes de energia no bairro Sete Casas, em Patos
Ponto facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro
Fios soltos Procon/Patos faz balanço da operação “Cidade sem emaranhados”; cerca de 5 toneladas de fios e cabos foram recolhidos Mín. 23° Máx. 33°