
Esporte e Nacional ficaram no empate sem gols na noite desta quinta-feira (29), no Estádio José Cavalcanti, no clássico patoense pela 4ª rodada do Campeonato Paraibano 2026. O resultado marcou o primeiro 0 a 0 da competição, em um confronto bastante disputado, mas sem bola na rede pra valer. Com o placar, o Nacional perdeu a liderança e caiu para a 3ª colocação, enquanto o Esporte, que contou com a estreia do técnico Higor César, aparece na 8ª posição.
A etapa inicial foi movimentada no JC, com o Nacional tendo maior posse de bola e presença ofensiva, rondando com mais frequência a área defendida por Miller. Apesar disso, o Esporte de Patos mostrou eficiência nas poucas vezes em que chegou ao ataque, sempre levando perigo.
O Patinho chegou a balançar as redes aos 28 minutos, com Gustavo, mas o lance foi anulado por impedimento, para reclamação da torcida alvirrubra, que ficou na bronca com a arbitragem. Pouco depois, Edson Kapa desperdiçou uma chance clara ao cabecear para fora, mesmo com o gol aberto e sem goleiro à frente.
Na volta do intervalo, o ritmo seguiu intenso, mas novamente sem efetividade nas finalizações. As duas equipes insistiram, empurradas pelas torcidas que fizeram bonita festa nas arquibancadas, mas o gol não saiu.
Aos 20 minutos, Felipe Araújo ficou cara a cara com o gol e finalizou, mas Caio Capixaba salvou o Esporte com um corte providencial quase em cima da linha. Aos 28, Rogério arriscou um voleio dentro da área, porém a bola passou por cima do travessão. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Gabigol teve a última grande oportunidade da partida, mas desperdiçou a chance de dar a vitória ao Patinho.
Sem gols, o clássico terminou da mesma forma que começou: 0 a 0, frustrando as expectativas de um vencedor no dérbi.
Apesar do empate, o Canário manteve um tabu de quase 15 anos sobre o Pato. A última vitória do Esporte no clássico aconteceu em 10 de abril de 2011, pelo Campeonato Paraibano.
Com o empate, o Nacional de Patos chega aos 8 pontos, segue invicto no estadual, com duas vitórias e dois empates, mas cai para a terceira colocação. O Esporte de Patos soma agora 2 pontos, deixa a vice-lanterna e ultrapassa o Confiança de Sapé no saldo de gols.
Jogos da rodada:
A partida foi marcada também por homenagens, com a primeira edição do troféu Matheus Leitão, jovem coordenador do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) que faleceu ano passado.
A taça simbólica seria entregue à equipe vencedora do clássico. Porém, com o empate, o troféu foi disponibilizado à família do jovem.
O Nacional volta a campo no domingo (1º), às 18h30, fora de casa, contra o Atlético de Cajazeiras, no Estádio Perpetão. Já o Esporte de Patos também joga no domingo, às 18h, quando enfrenta o Sousa, no Marizão.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Open Recife Atleta mirim Kevillyn Lohany representará Patos no Internacional Open Recife de Jiu-Jitsu 2026 e família busca apoios para a competição
DIA DE CLÁSSICO! Esporte e Nacional duelam em clássico com cenários opostos no Paraibano 2026 e tabu de quase 15 anos
Caiu! Pombal anuncia saída do técnico Marcel Santos após goleada para o Botafogo-PB
Brasileirão São Paulo vira sobre Flamengo na estreia do Brasileirão, ameniza crise e deixa rival pressionado para Supercopa do Brasil
Paraibano 2026 Com Nenê titular, Botafogo-PB goleia Pombal, desencanta e vira líder do Paraibano
Paraibano 2026 Marizão sofre com apagão, mas Sousa vence o Treze com dois gols de Luís Henrique
Brasileirão Jean Lucas ofusca estreia de Memphis na temporada com 'pintura', e Bahia vence Corinthians de virada no Brasileirão
Brasileirão Com gol contra e outro anulado, Atlético-MG e Palmeiras empatam na estreia do Campeonato Brasileiro
Brasileirão Santos tropeça na estreia do Brasileirão e é derrotado pela Chapecoense Mín. 23° Máx. 37°