Terça, 20 de Janeiro de 2026
Banner Nissa Niscar PB
Banner Vera Cruz Topo
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Educação Superação

Paraibano natural de Conceição, com deficiência visual, egresso da UEPB de Patos, conclui doutorado em Ciência da Computação pela UNIFESP

Natural de Conceição e egresso da UEPB de Patos, Francisco Anderson Mariano é exemplo da força da educação pública no Sertão

19/01/2026 às 22h00 Atualizada em 19/01/2026 às 23h27
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A educação pública paraibana segue sendo protagonista de histórias de superação, inclusão e transformação social. Um desses exemplos é o professor Francisco Anderson Mariano da Silva, natural do município de Conceição, no Sertão da Paraíba, que concluiu o Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Egresso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Patos, ele convive com deficiência visual e construiu uma trajetória marcada pela perseverança e pelo compromisso com a educação pública.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Aos 38 anos, Francisco Anderson reside há cerca de 18 anos em Patos, cidade onde consolidou sua formação acadêmica, profissional e familiar. Filho de uma família humilde, encontrou na universidade pública o principal caminho de ascensão social e intelectual, tornando-se hoje professor substituto do Curso de Ciência da Computação da UEPB, no Centro de Ciências Exatas e Aplicadas (CCEA).

O ingresso na UEPB ocorreu em 2007, no curso de Licenciatura em Computação, concluído em 2011. Durante a graduação, participou de projetos de extensão e programas institucionais, como o Programa de Extensão em Informática Básica, voltado a estudantes da rede pública, além do Programa Hermes, fortalecendo sua vivência acadêmica e o compromisso com a comunidade local.

Paralelamente à vida universitária, conciliou os estudos com o trabalho em empresas privadas de Patos e, anteriormente, em Conceição, onde atuou como estagiário do Banco do Brasil e colaborador da Câmara Municipal. Também exerceu a docência em programas como PRONATEC, ProJovem Urbano, além de atuar como tutor do e-Proinfo e técnico administrativo da Escola Normal Dom Expedito Eduardo de Oliveira, entre 2017 e 2020.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A formação acadêmica avançou com a Especialização em Fundamentos da Educação, concluída entre 2013 e 2014, e o Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde, finalizado em 2019, ambos pela UEPB. Já o doutorado pela UNIFESP foi homologado em 18 de dezembro de 2025, com pesquisa voltada à avaliação da qualidade de jogos sérios aplicados ao ensino na área da saúde, unindo tecnologia, educação e inovação.

O percurso até o doutorado foi ainda mais desafiador por ter ocorrido durante a pandemia da Covid-19, com todas as atividades realizadas de forma remota a partir da Paraíba, enquanto o programa é sediado em São José dos Campos (SP). O apoio do orientador, professor Tiago Silva da Silva, e a concessão de bolsa de estudos foram decisivos para a conclusão da pesquisa.

Mesmo convivendo com cegueira total no olho direito, condição presente ao longo de toda a sua vida acadêmica, Francisco Anderson nunca permitiu que a deficiência fosse um obstáculo. Pelo contrário, sua trajetória reforça a importância das políticas de inclusão no ensino superior e o papel das universidades públicas na democratização do conhecimento.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Atualmente, além de professor substituto da UEPB, ele integra projetos e grupos de pesquisa como o SEMPRE UEPB, Inteligência Artificial e Sociedade e o Interactive Applications Lab (Interapps). Casado com Yslenne e pai de Bernardo, de um ano, ele reafirma que sua história é fruto do esforço coletivo e do poder transformador da educação pública no interior da Paraíba.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1), trecho bíblico que resume a fé e a caminhada de quem hoje se torna referência acadêmica e inspiração para novas gerações.

Agora, Francisco aguarda a chegada do diploma, após ter dado entrada em todos os processos burocráticos. 

Por Patos Online
Com Colaboração: Francisco Anderson Mariano da Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 33°

Qua 35°C 22°C
Qui 35°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 34°C 24°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras