
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou, nesta terça-feira (23), um inquérito civil para apurar a recondução do vereador Marcelo Bezerra (PSB) à Presidência da Câmara Municipal de Bananeiras pela terceira vez consecutiva, situação que pode contrariar entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF).
A investigação é conduzida pelo promotor de Justiça Erik Bethoven de Lira Alves, da 1ª Promotoria de Justiça de Bananeiras, que concedeu prazo de 30 dias para que o parlamentar apresente justificativas sobre a eleição antecipada da Mesa Diretora e adote providências para eventual anulação da decisão tomada pelos vereadores.
Segundo o promotor, o STF fixou, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6524, a vedação à reeleição ilimitada para os mesmos cargos das Mesas Diretoras de Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, permitindo apenas uma recondução consecutiva dentro da mesma legislatura. O entendimento busca preservar os princípios republicanos e democráticos, evitando a perpetuação no comando dos parlamentos.
Ainda conforme o Ministério Público, o marco temporal definido pelo STF considera a publicação da decisão, ocorrida em 6 de abril de 2021, de modo que mandatos encerrados após essa data devem ser computados para fins do limite de reconduções.
De acordo com os dados levantados pelo MPPB, Marcelo Bezerra presidiu a Câmara de Bananeiras no biênio 2023-2024, foi reconduzido para o biênio 2025-2026 e, posteriormente, declarou-se eleito para o biênio 2027-2028, o que configuraria uma segunda recondução consecutiva, em desacordo com o entendimento do STF.
O caso segue sob análise do Ministério Público, que poderá adotar novas medidas após o prazo concedido ao parlamentar.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
Salário mínimo Governo oficializa salário mínimo de R$ 1.621 em 2026
Balanço Hugo Motta faz balanço positivo de 2025 e aponta desafios para o ano eleitoral
Luto na política Morre Adriano Martins, presidente da Câmara de Bayeux, aos 45 anos
Nova cirurgia Bolsonaro deixa prisão sob forte escolta e é internado em hospital
Reajuste Salários de governador e vice da Paraíba terão reajuste a partir de janeiro de 2026
Eleição suplementar PL confirma pré-candidatura de Wallber Virgolino à Prefeitura de Cabedelo nas eleições suplementares de 2026
Eleições 2026 Apoio para 2026? Lula posa ao lado de João Azevêdo, Lucas Ribeiro e Nabor Wanderley durante agenda no Palácio do Planalto
Prazo curto Senador Veneziano afirma que a escolha do segundo nome do MDB para o Senado precisa acontecer até janeiro
Cirurgia Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal Mín. 23° Máx. 36°