
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), determinou que parlamentares ficam proibidos de registrar presença ou votar pelo sistema eletrônico da Casa quando estiverem fora do território nacional. A medida foi publicada no Diário Oficial da Câmara e estabelece exceção apenas para deputados oficialmente autorizados a viajar em missão institucional.
A decisão acolhe integralmente o parecer da Secretaria-Geral da Mesa, que concluiu não haver respaldo regimental para que deputados utilizem o aplicativo Infoleg a partir do exterior, mesmo em situações justificadas por atestado médico.
“Não há possibilidade regimental de o Deputado Federal registrar presença ou votar por meio do aplicativo Infoleg enquanto estiver fora do território nacional, visto que não se encontra em missão oficial autorizada”, afirma o parecer, assinado pelo secretário-geral da Mesa, Lucas Ribeiro Almeida Júnior.
A mudança ocorre após o episódio envolvendo o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que deixou o país em meio a investigações e votou do exterior no projeto de lei conhecido como PL Antifacção, utilizando o aplicativo da Câmara. O caso motivou questionamentos internos e levou a Mesa Diretora a avaliar se o voto do parlamentar será mantido ou anulado.
A análise sobre a eventual invalidação do voto de Ramagem ainda está em curso.
Patosonline.com
Com Agência Brasil
Licitação Prefeitura de Patos abre licitação de R$ 650 mil para compra e instalação de elevadores no Teatro Municipal
Artistas da terra Projeto “Canta Patos”, de autoria do vereador Samuel Pinto, é aprovado na Câmara Municipal
Isenção do IR Lula sanciona isenção do Imposto de Renda para até R$ 5 mil e medida já passa a valer em 2026
Eleições 2026 Lucas Ribeiro aparece em primeiro lugar e tem a menor rejeição na preferência do eleitorado patoense, em levantamento DataDucks/Patos Online
Pedido Em sessão na Câmara, vereador Décio Motos pede instalação de telões no Terreiro do Forró para transmissão da final da Libertadores no sábado (29)
Rompimento Após romper com líder do PT, Motta rompe com líder do PL também
Eleições 2024 Após Olívia, Segundo Domiciano e Cicinho Lima disputam segunda posição entre eleitores patoenses para deputado estadual
Cassação Moraes manda que Câmara seja notificada da perda de cargo de Ramagem
Cumprimento de pena Ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres é preso pela PF, em Brasília Mín. 23° Máx. 37°