
O Tribunal do Júri da Comarca de Patos condenou, nesta quinta-feira (13), Eduardo Lima a 19 anos de reclusão pela participação no homicídio de Flávio Jordan Vicente da Silva, crime ocorrido em 23 de janeiro de 2022, na Praça Pequereté, bairro da Maternidade. Eduardo é o segundo acusado a ser julgado pelo caso.
Segundo a denúncia do Ministério Público, Eduardo e o comparsa João Lucas — já condenado anteriormente — executaram a vítima com diversos tiros enquanto ela aguardava um amigo para praticar rapel. De acordo com os autos, Flávio Jordan não teve chance de defesa, e o homicídio foi qualificado como motivo fútil e praticado mediante recurso que dificultou a reação, com base em laudos periciais e imagens de câmeras de segurança.
O julgamento foi marcado por debates acalorados entre acusação e defesa. O Ministério Público apresentou réplica, seguida de tréplica pela defesa do réu. Ao final, o MP pediu a execução provisória da pena, o que foi acatado pelo Juízo.
Após a condenação pelo Conselho de Sentença, a juíza Isabella Joseanne Assunção Lopes de Andrade determinou a prisão imediata de Eduardo Lima, fundamentando a decisão no Tema 1.068 do Supremo Tribunal Federal, que autoriza o início do cumprimento da pena logo após sentença do Tribunal do Júri, independentemente do trânsito em julgado. O entendimento considera a soberania dos veredictos do Júri e a nova interpretação do artigo 492 do Código de Processo Penal.
O coacusado João Lucas já havia sido julgado em 26 de fevereiro de 2024, recebendo pena de 20 anos de reclusão.
A expectativa é que a defesa de Eduardo Lima apresente recurso contra a decisão.
Por Patos Online
Com informações de Pabhlo Rhuan
Operação 231 PF deflagra operação contra extração ilegal de minério em terra indígena potiguara, na Paraíba
Determinação Justiça determina que prefeitura de Santa Luzia remova pichações de facções
Prisões Polícia Civil cumpre três mandados de prisão contra faccionados investigados por homicídio em Itaporanga
Maus-Tratos Cachorro é queimado com líquido quente, e caso de maus-tratos revolta moradores em Desterro
Escudo de Aço Polícia Civil deflagra operação e prende jovem por tráfico de drogas em Coremas com tablete de aproximadamente 1 kg de crack
Sem Desconto Operação da PF e CGU que apura fraudes no INSS cumpre mandados na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°