
Donos e funcionários de Centros de Formação de Condutores (CFCs) — autoescolas — realizam, na manhã desta terça-feira (11), um protesto em frente à Prefeitura de Patos. A mobilização, convocada pelo Instituto Mulheres pelo Trânsito e outras entidades representativas, tem como principal pauta a defesa da valorização da educação para o trânsito e a oposição ao fim da obrigatoriedade das aulas teóricas e práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O movimento ocorre simultaneamente em várias cidades do Nordeste e utiliza o símbolo NEGO, marco histórico da resistência paraibana, como representação da luta da categoria. Para os organizadores, o símbolo reafirma a postura firme contra aquilo que classificam como “precarização desumana” da formação de novos condutores.
Segundo o Instituto Mulheres pelo Trânsito, o presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta (Republicanos/PB), já recebeu mais de 300 assinaturas — incluindo a maioria dos líderes partidários — para instalar uma Comissão Especial destinada a analisar propostas que podem alterar a formação de condutores no Brasil.
Apesar do amplo apoio, o movimento afirma que o processo está “parado” na Câmara, correndo o risco de ser engavetado. A manifestação em Patos ocorre como forma de pressão para que a tramitação avance e para que a categoria seja ouvida.
As entidades organizadoras alertam que o fim da obrigatoriedade das aulas em CFCs poderia aumentar o número de acidentes, reduzir a qualidade da formação e comprometer a segurança viária. O setor defende que o ensino técnico, teórico e prático é indispensável para motoristas iniciantes.
Por Patos Online
Com informações de RPM Comunicação
Luto! Familiares comunicam o falecimento do comerciante Arnaldo Pereira Jorge, da loja “A Preferida”
Vagas de Emprego Sine-PB disponibiliza 121 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (10)
Situação recorrente Criança de 3 anos fica ferida e é levada ao hospital após ataque de cães de rua no bairro Dona Milindra, em Patos
Juventude Últimas vagas para o Juventude Empreendedora: uma imersão gratuita que vai impulsionar seu negócio ou tirar seu sonho do papel
Mais vagas Setor de serviços cresceu quase 10% nos últimos 12 meses em Patos
Adoção responsável Protetora faz apelo urgente por adoção de filhotes próximos à ponte do Monte Castelo, em Patos
OAB PATOS OAB Patos realiza ação social em alusão ao Dia das Crianças no Presídio Feminino
AQJP Chapa “Renova AQJP” inicia movimento para disputar eleições de 2026 da Associação de Quadrilhas Juninas de Patos
Projeto social Sopão da Solidariedade celebra quatro anos levando acolhimento e alimento a famílias de Patos Mín. 22° Máx. 37°