
A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta quinta-feira (31), um jovem de 20 anos suspeito de ter pichado uma suástica nazista em um banheiro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de divulgar conteúdos de ódio e material nazista nas redes sociais.
A prisão preventiva foi cumprida na cidade de Pocinhos por equipes do Núcleo de Homicídios – Grupo Tático Especial (NHPP-GTE) de Juazeirinho, em atendimento a um mandado expedido pela 3ª Vara de Garantias de Campina Grande.
Segundo a Polícia Civil, o caso foi investigado em caráter especial após denúncia encaminhada pela reitoria da UEPB, que relatou a presença de símbolos e mensagens de ódio em um dos banheiros do campus. O fato chamou a atenção das autoridades por se tratar de apologia ao nazismo dentro de uma instituição de ensino.
Durante as apurações, os investigadores constataram que o suspeito já havia sido alvo de uma operação da Polícia Federal, que apurava atos preparatórios para o terrorismo. As provas reunidas naquela investigação foram compartilhadas com a Polícia Civil, mediante autorização judicial, e reforçaram os indícios de que ele seria responsável pelos crimes de ódio e apologia ao nazismo.
Após o cumprimento do mandado, o preso foi conduzido à carceragem da Cidade da Polícia Civil, em Campina Grande, onde permanecerá à disposição da Justiça até a realização da audiência de custódia.
A operação recebeu o nome de “Alba Rosa”, expressão em latim que significa “rosa branca”, em referência ao movimento de resistência pacífica ao nazismo na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Por Patos Online
No aeroporto Polícia Federal prende homem por transportar turmalinas sem documentação em Campina Grande
Confronto policial Sete membros do Comando Vermelho morrem em confronto com a PM no Ceará
Nova sede Polícia Militar inaugura nova sede da 2ª Companhia do 3º BPM em Malta Mín. 21° Máx. 37°