
Um incêndio em área de vegetação foi registrado na tarde desta segunda-feira (27) no Parque Nacional da Serra do Teixeira, região serrana do Sertão da Paraíba, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Militar. As chamas se espalharam rapidamente na área conhecida como Curva do Apertado da Hora, logo após a cidade de São José do Bonfim.
De acordo com informações repassadas ao Patos Online pelo 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), a corporação foi acionada por volta das 13h30 para atender a ocorrência. No local, as guarnições encontraram o ICMBio já em ação na contenção do fogo, que comprometia a visibilidade na estrada e colocava em risco o tráfego de veículos.
“A guarnição da LABS 36 seguiu para o local, e o ICMBio já estava na contenção desse fogo, ali na região da curva do Apertado da Hora. Acionamos a Polícia Militar para balizar o trânsito, que estava bastante complicado e perigoso. Também enviamos uma viatura com maior aporte de água para apoiar as guarnições que estavam em campo com mochilas costais”, explicou a Tenente Raissa Gomes.
As equipes atuaram até por volta das 18h, quando as condições de visibilidade e segurança se tornaram desfavoráveis. O fogo foi parcialmente controlado, e o trabalho será retomado na manhã desta terça-feira (28).
“Foi feito o combate do fogo na região, juntamente com o ICMBio. Amanhã retornaremos logo cedo para o monitoramento e, se necessário, com as guarnições em campo novamente”, completou a oficial.
Ouça mais detalhes abaixo:
Desde junho de 2023, a Serra do Teixeira se tornou uma área de conservação ambiental por meio da criação do Parque Nacional, que abrange uma área aproximada de 61.095 hectares de caatinga. O lugar delimitado envolve 12 municípios e é destinado à preservação da biodiversidade, promoção de turismo ecológico, além de atividades de recreação, em contato com a natureza.
Infelizmente, é uma das regiões que mais sofrem com queimadas nesta época do ano, em razão do tempo seco e da baixa umidade do ar, condições que favorecem a propagação de incêndios florestais, além da intervenção humana de maneira criminosa, como registrado no mês de setembro na Serra do Cruzeiro, área de São José do Bonfim que integra o Parque Nacional.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Violência Idosa é encontrada morta com sinais de violência em Triunfo-PB; sobrinho é o principal suspeito
Audiência Pública MPPB promove, na próxima quinta, audiência pública em Teixeira para debater crise hídrica
Livramento Caminhão por pouco não se envolve em acidente na Serra do Teixeira, na manhã desta segunda-feira (20)
Limpeza Urbana Teixeira lança projeto de reeducação ambiental para tornar a cidade referência em limpeza e sustentabilidade; secretário comenta
Lutando pela Paz Polícia Militar e Prefeitura de Teixeira fortalecem ações sociais com o projeto “Lutando pela Paz”
SECA Santana dos Garrotes, Teixeira e mais duas cidades da Paraíba têm situação de emergência decretada pelo Governo
Ação rápida Polícia Militar frustra furto a mercadinho e prende suspeitos em Teixeira
Ação Administrativa Teixeira realiza primeira edição do programa Prefeitura Presente com serviços gratuitos à população
Ação Administrativa Gestão de Teixeira lança programa “Prefeitura Presente” com serviços e entrega de veículos no próximo dia 27 de setembro Mín. 22° Máx. 36°