
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Vai que Cola, com o objetivo de investigar desvios de recursos públicos federais destinados a projetos culturais financiados pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) no município de Itapororoca, no Litoral Norte da Paraíba.
De acordo com as investigações, um grupo criminoso composto por agentes públicos teria montado um esquema para desviar recursos federais repassados ao setor cultural. O grupo usava pessoas previamente indicadas para figurarem como beneficiárias dos editais, simulando a execução de projetos culturais. Após o repasse dos valores, parte do dinheiro era devolvida aos servidores públicos envolvidos, caracterizando desvio de finalidade e uso indevido dos recursos.
Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal na Paraíba, nos municípios de Itapororoca (PB), João Pessoa (PB) e Jaboatão dos Guararapes (PE).
Os alvos da operação são investigados por peculato, falsidade ideológica e associação criminosa, além de outros crimes que possam ser identificados no decorrer das apurações.
A Polícia Federal informou que a ação desta quinta-feira faz parte de um esforço nacional de fiscalização da aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo, que destinou bilhões de reais para fomentar o setor cultural em todo o país, e tem sido alvo de diversas operações em razão de denúncias de irregularidades na execução dos projetos.
Por Patos Online
Com informações da PF
Ação Administrativa Lucas Ribeiro inaugura creche e escola no Vale do Piancó e reforça parcerias pela educação
Racismo Juiz é denunciado por racismo religioso após negar ação e acusar mãe de santo de intolerância
Tráfico de drogas Homem é preso com grande quantidade de drogas após perseguição policial em São Mamede
Rescue 14 PF deflagra Operação contra suspeito de armazenar pornografia infantil em Cajazeiras
Em recuperação Filho de empresário assassinado em São Bento é transferido para hospital de Campina Grande e segue internado na UTI
Vazamento de gás Incêndio é registrado em residência no bairro Monte Castelo, em Patos; vazamento em botijão de gás pode ter provocado as chamas Mín. 21° Máx. 35°