Quarta, 08 de Outubro de 2025
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Saúde Recomendação

Ministro da Saúde sugere evitar bebidas destiladas com tampa de rosca

Recomendação ocorre enquanto o governo investiga a origem das bebidas alcoólicas adulteradas que já causaram 127 casos suspeitos

05/10/2025 às 05h00 Atualizada em 05/10/2025 às 14h42
Por: Felipe Vilar Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta neste sábado (4) para que a população evite o consumo de bebidas destiladas fechadas com tampa de rosca, em meio ao aumento de casos de intoxicação por metanol no país.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A recomendação ocorre enquanto o governo investiga a origem das bebidas alcoólicas adulteradas que já causaram 127 casos suspeitos, com 11 confirmações laboratoriais, segundo o último balanço do Ministério da Saúde. Uma morte por intoxicação por metanol já foi confirmada, e 11 estão sob investigação.

Segundo Padilha, não há registro de adulteração em latinhas nem em garrafas com tampas metálicas, como as de cerveja e refrigerante. Isso ocorre porque esses tipos de embalagem são mais difíceis de violar sem que o consumidor perceba.

Eu quero dar uma recomendação para a população como um todo, e eu dou como ministro da Saúde e como médico. Nesse momento, evite ingerir bebidas destiladas, sobretudo aquelas que a garrafa é feita com a rosca. Até agora, o que foi identificado é a presença desse crime em bebidas destiladas que a garrafa é feita com a rosca

Continua após a publicidade
Banner Nilo Shineray

“Não foi identificada ainda, por exemplo, nas latinhas, que seria muito mais difícil a pessoa adulterar e fechar de novo. Ou mesmo naquelas garrafas que a tampa é metálica, igual de refrigerante, igual de cerveja, que é mais difícil você abrir e segurar o gás, adulterar sem a pessoa perceber essa adulteração”, acrescentou Padilha.

O ministro reforçou que o consumo de bebidas alcoólicas é uma atividade de lazer, não essencial, e que neste momento o ideal é evitar o risco, especialmente quando não há garantia sobre a procedência do produto.

“Nós estamos falando de um produto que é um produto de lazer, não é um produto da cesta básica alimentar. Então, se é um produto de lazer, evite um risco como esse no seu momento de lazer. Apenas se você tiver certeza absoluta da origem, da aquisição deste produto.”

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Padilha também reforçou as regras gerais de segurança no consumo de álcool: não dirigir após beber, manter-se alimentado e hidratado, e sempre verificar a origem e integridade da embalagem.

Orientações aos comerciantes

O ministro aproveitou o pronunciamento para orientar os comerciantes a redobrar os cuidados na compra de bebidas destiladas. Segundo ele, todos os estabelecimentos devem confirmar a origem do produto, evitando fornecedores desconhecidos ou informais.

Um dos casos investigados em São Paulo envolve um bar que comprou bebidas de um vendedor de rua, o que reforça a importância de atenção ao canal de compra.

Padilha também explicou que, em caso de dúvida sobre o lacre ou o selo fiscal de uma garrafa, o comerciante pode consultar o Ministério da Agricultura e Pecuária, responsável por fiscalizar a produção e comercialização de bebidas.

Além disso, os próprios fabricantes de destilados estão conduzindo campanhas de orientação junto aos comerciantes, explicando como identificar o lacre correto e reconhecer sinais de adulteração.

Fonte: Portal Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
34°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 35°C 21°C
Seg 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras