Sábado, 20 de Setembro de 2025
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Mundo Visto revogado

EUA mandam revogar visto de médico brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

Ordem foi dada por vice-secretário de Estado, que classificou comentário de médico como “assustador”

14/09/2025 às 21h00 Atualizada em 15/09/2025 às 15h17
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou no sábado (13) que mandou retirar o visto de um médico brasileiro que comemorou o assassinato do ativista pró-Trump, Charlie Kirk.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Em uma publicação no X, o número dois da diplomacia americana disse que ordenou o chefe dos assuntos consulares a revogar o visto, caso o médico tenha um, e colocar um “alerta" para que ele nunca receba o documento.

Landau afirmou também esperar que autoridades brasileiras se interessem por um médico que “deseja publicamente a morte de pessoas cujas opiniões políticas ele não concorda”.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O médico, um neurocirurgião chamado Ricardo Barbosa, fez em uma postagem no Instagram sobre a morte de Kirk o seguinte comentário: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.

O posicionamento foi compartilhado no X pelo líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, Thiago Medina, e repercutiu nas redes sociais.

O vice-secretário de Estado disse que viu muitos comentários parecidos nas redes sociais, mas que este do neurocirurgião brasileiro é “assustador”.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Ele ainda questiona se o profissional fez de fato o juramento da profissão em que os médicos prometem ajudar os doentes e evitar fazer o mal.

CNN entrou em contato com Ricardo Barbosa, que disse que o comentário em questão não reflete sua opinião. "Sempre fui contrário ao uso de armas e defensor da paz. Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo."

"Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética", finalizou o médico.

Repercussão na comunidade médica

Por causa do comentário comemorando a morte do ativista pró-Trump, o médico também foi banido de forma definitiva das atividades que exercia em uma clínica na capital pernambucana.

Segundo a nota da Recife Day Clinic, publicada no Instagram, a fala do neurocirurgião não reflete “os valores e princípios desta instituição”. A clínica confirmou o desligamento de Ricardo Barbosa.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco também comentou o caso, sem citar o nome de Ricardo Barbosa, mas revelou que recebeu uma denúncia envolvendo um profissional inscrito no Conselho e que o caso será apurado.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia repudiou a fala do médico e disse que está “adotando medidas cabíveis”.

Fonte: CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
34°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Dom 35°C 21°C
Seg 36°C 23°C
Ter 37°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras