Sábado, 09 de Agosto de 2025
Banner Dr Luiz Severo
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Política Suspensão

Hugo Motta envia pedidos de suspensão de deputados à Corregedoria por protestos na Câmara

Mesa Diretora decidiu encaminhar as denúncias contra os parlamentares que ocuparam o plenário nesta semana

08/08/2025 às 22h30
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução/TV Câmara
Foto: Reprodução/TV Câmara

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta sexta-feira (8), dar encaminhamento a todas as denúncias contra deputados por envolvimento na ocupação do plenário da Casa.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os fatos serão encaminhados à Corregedoria Parlamentar para a devida análise. Cabe ao corregedor, Diego Coronel (PSD-BA), indicar as punições cabíveis. Depois, os casos devem ser enviados para análise do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

A apresentadora do Bastidores, Tainá Falcão, apurou que as representações devem mirar os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Camila Jara (PT-MS). Uma lista ampla incluiria cerca de 60 nomes, que ainda são de tentativas de negociação.

A oposição ocupou o plenário da Casa por mais de 24 horas nesta semana. O movimento começou na terça-feira (5) em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

Após uma série de conversas, os trabalhos foram retomados na noite de terça-feira (6) em uma sessão tumultuada e sem votações.

À CNN, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que defenderia a punição de parlamentares que obstruíram os trabalhos.

Ele adiantou que defenderia uma punição "pedagógica", para que esse tipo de manifestação não volte a acontecer.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

Representações

O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), classificou como um "absurdo" a inclusão do nome da deputada Camila Jara. "Punir Camila Jara é punir quem resistiu ao golpismo e defendeu o direito da Câmara funcionar", disse no X.

Na quinta-feira (7), líderes de partidos governistas apresentaram uma representação contra o deputado Zé Trovão (PL-SC) por impedir o acesso de Motta ao plenário.

Lindbergh e a líder do PSOL, Taliria Petrone (RJ), também assinaram ações contra Marcel van Hattem (Novo-RS), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Julia Zanatta (PL-SC) e Marcos Pollon (PL-RS).

Nesta sexta-feira, o deputado Rogério Correia (PT-MG) apresentou uma representação contra Nikolas Ferreira (PL-MG) também por quebra de decoro parlamentar.

Já a oposição apresentou uma ação, assinada pelo PL e pelo Novo, contra Camila Jara por supostamente agredir Nikolas. "Imunidade parlamentar não é salvo-conduto pra agressão. Estamos vigilantes. E vamos até o fim", afirmou o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), no X.

Fonte: CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 35°

Dom 37°C 22°C
Seg 36°C 20°C
Ter 34°C 21°C
Qua 34°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras