Em noite inspirada de Neymar, o Santos deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão ao vencer o Juventude, por 3 a 1, nesta segunda-feira (4), no Morumbis, pela 18ª rodada.
O camisa 10 do Peixe foi o destaque da partida com dois gols. No primeiro, mostrou oportunismo ao aproveitar rebote de Ruan Carneiro. Depois, converteu pênalti sofrido pelo jovem Luca Meirelles. Barreal fez o outro do Santos e Wilker Ángel diminuiu para o Juventude.
A vitória depois de três jogos faz o Santos chegar aos 18 pontos e subir para o 15º lugar, empurrando o Vasco para a zona de rebaixamento. É lá onde está o Juventude, que perdeu a quarta seguida e, com 11 pontos, ocupa a penúltima colocação.
A partida começou movimentada no Morumbis e os dois times criaram boas chances antes dos dez minutos. Neymar fez Ruan Carneiro trabalhar em cobrança de falta e Gilberto parou na defesa quase em cima da linha de Gabriel Brazão.
O Juventude chegou a abrir o placar aos 19, com Ênio aproveitando falha de Brazão, mas o gol foi anulado. O atacante estava adiantado. A resposta do Santos veio na bomba de Igor Vinícius. Com o peito, Ruan Carneiro defendeu. Na sequência, o goleiro santista espalmou falta cobrada por Gilberto.
Depois do susto, o Santos controlou as ações e fez dois gols em apenas três minutos - antes, Barreal acertou o travessão. Aos 36, Neymar mostrou oportunismo ao aproveitar rebote de Ruan Carneiro dentro da pequena área. Na sequência, Rollheiser chutou em cima da marcação e a bola sobrou para Barreal, que dominou e tirou do goleiro.
Mas o primeiro tempo ainda revezava mais emoções. Aos 45 minutos, Marcelo Hermes chutou forte e a bola explodiu em Gabriel Brazão. Na cobrança de escanteio, Wilker Ángel subiu mais que todo mundo e diminuiu para o Juventude.
O empate só não veio no início do segundo tempo porque Gabriel Brazão levou a melhor sobre o Gilberto. Na frente do placar, o Santos administrou a posse da bola, sem conseguir criar lances de perigo. O jogo estava ficando perigoso.
Aos 27, Ênio recebeu na área e tentou por cobertura de Gabriel Brazão, mas a bola saiu pela linha de fundo. O Santos respondeu na sequência. Barreal chutou de primeira e quase marcou um golaço. Em uma saída errada do Juventude, Neymar teve grande oportunidade, mas parou em Ruan Carneiro.
Até que, aos 34 minutos, em mais um erro do Juventude, Caíque derrubou Luca Meirelles dentro da área e o árbitro assinalou pênalti, convertido por Neymar. O gol foi um balde de água fria no Juventude, que não mostrou forças para reagir.
Santos: 15º colocado, com 18 pontos
Juventude: 19º colocado, com 11 pontos
Cruzeiro (F): 10/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (C): 17/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (F): 24/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C): 11/08, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Vitória (F): 16/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (C): 20/08, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 21° Máx. 32°