A terceira edição do Festival da Galinha de Capoeira foi encerrada neste domingo, 3 de agosto, com grande movimentação no pavilhão gastronômico montado no distrito de Santa Gertrudes, em Patos.
Consolidado no calendário oficial de eventos do município, o festival tem como proposta valorizar a culinária regional e impulsionar o comércio local. O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, destacou a importância do evento para o desenvolvimento da economia rural e para a promoção da cultura gastronômica do sertão.
"É um evento que, a cada ano, cresce em termos de estrutura, de público e de atrações. No terceiro ano do Festival Gastronômico da Galinha de Capoeira, a gente já pode dizer que este evento está consolidado, que Santa Gertrudes hoje realiza um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, gerando oportunidades, emprego e renda para as famílias aqui do distrito, para as famílias da zona rural. E a finalidade maior é o fortalecimento da cadeia produtiva, de geração de renda, de oportunidade para o homem do campo poder ganhar o seu dinheiro e dar sustento à sua família", comentou o prefeito.
Com espaço coberto e capacidade para cerca de mil pessoas, o pavilhão contou com 29 estandes, oferecendo galinha de capoeira preparada de diferentes formas, além de pratos típicos da culinária nordestina, como baião de dois, macaxeira com carne de sol, mungunzá e outras iguarias que atraíram os amantes da boa comida.
"Hoje a gente está aqui com o pavilhão cheio, onde foram colocados mais de setecentos lugares, e tem muita gente em pé circulando. Então, a gente está entregando uma festa digna da grandeza de Patos e da grandeza desse povo que faz a Festa da Galinha de Capoeira em Santa Gertrudes", destacou Vinicius França, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico do município.
A participação de pequenos produtores e comerciantes locais foi um dos pontos fortes da edição deste ano. Para muitos deles, o festival representa uma oportunidade concreta de aumentar a renda e dar visibilidade ao trabalho feito no campo. Lucimere, criadora e vendedora da zona rural próxima ao distrito, comentou a relevância do evento para a economia da região.
"Acho muito importante, não só para o distrito, mas para as comunidades da zona rural. No meu caso, que sou criadora aqui próximo, na zona rural, agrega valor ao meu produto", comemorou a vendedora local Lucimere.
Secom – Prefeitura de Patos
Mín. 21° Máx. 32°