Durante os períodos mais frios do ano, é comum que muitas pessoas relatem o aumento das dores nas costas, ombros, joelhos e articulações em geral. O neurocirurgião e especialista em dor, Dr. Romulo José (CRM-PB: 16013 | RQE Neurocirurgia: 8085 | RQE Dor: 9236), publicou um vídeo explicando de forma simples e acessível por que isso acontece — e como é possível amenizar os sintomas.
Segundo o médico, uma das principais causas é a vasoconstrição, ou seja, a contração dos vasos sanguíneos provocada pelo frio. “Com menos sangue circulando, há também menos oxigênio chegando aos músculos e articulações, e isso favorece o surgimento ou agravamento da dor”, explica.
Outro fator importante é a contração muscular involuntária que o corpo realiza para produzir calor — os famosos tremores. Esse esforço constante também pode sobrecarregar articulações e gerar dores musculares. “Todo esse mecanismo para aquecer o corpo pode desencadear dor em quem já tem predisposição”, acrescenta Dr. Romulo.
Além disso, o frio aumenta a sensibilidade dos receptores nervosos e, somado à redução na prática de atividades físicas — bastante comum nessa época do ano —, pode gerar rigidez muscular e maior desconforto. “No frio, a gente tende a se movimentar menos, mas isso é um erro. Ficar parado piora a dor”, alerta.
O médico finaliza o vídeo lembrando que a dor no frio não é frescura e deve ser levada a sério. “Se você está passando por isso, não ignore. Procure um especialista para avaliar sua condição e iniciar o tratamento adequado”, orienta.
Dr. Romulo José realiza atendimentos nas cidades de Campina Grande e Patos, com agenda aberta para avaliação de dores crônicas e neurológicas:
? Patos/PB – Atendimento no dia 07 de agosto na Ultraclin
? (83) 99146-0264 | Instagram: @ultraclinpatos
? Campina Grande/PB – Clínica Oncol
? (83) 99681-6463 | Instagram: @oncol.cg
Com conteúdo informativo e abordagem humanizada, Dr. Romulo José vem se destacando na educação em saúde e no combate às dores crônicas, sempre incentivando o cuidado responsável e individualizado.
Mín. 19° Máx. 34°