Sexta, 01 de Agosto de 2025
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Luiz Severo
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Política Sanção

Hugo Motta repudia sanção dos EUA contra Alexandre de Moraes e defende soberania institucional do Brasil

Em uma nota pública, Motta afirmou que o Brasil, como país soberano, não pode apoiar sanções estrangeiras contra membros de qualquer Poder constituído da República.

31/07/2025 às 10h47 Atualizada em 31/07/2025 às 17h45
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Douglas Gomes/Câmara
Foto: Douglas Gomes/Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), usou as redes sociais nesta quarta-feira (31) para se posicionar contra a sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma nota pública, Motta afirmou que o Brasil, como país soberano, não pode apoiar sanções estrangeiras contra membros de qualquer Poder constituído da República.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A manifestação ocorre após o governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump anunciar a aplicação de sanções financeiras contra Moraes com base na Lei Magnitsky, legislação americana voltada para o combate a graves violações dos direitos humanos. Essa é a primeira vez que essa norma é usada contra uma autoridade brasileira.

As medidas incluem o congelamento de eventuais bens ou ativos que o ministro possa ter nos EUA, além da possibilidade de bloqueio de transações financeiras em dólares, o que pode atingir operações com bandeiras como Mastercard e Visa. Moraes, segundo interlocutores, afirma não possuir contas ou patrimônio em território americano.

Na nota, Hugo Motta destacou a importância da independência e harmonia entre os Três Poderes e reafirmou o papel da Câmara como espaço de diálogo:

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

“A democracia brasileira é sustentada por três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — que devem atuar com independência e harmonia, como estabelece a Constituição. Como país soberano, não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República.”

O parlamentar paraibano acrescentou ainda que a posição se estende a todos os parlamentares, membros do Executivo e ministros dos Tribunais Superiores:

“Reafirmo que a Câmara dos Deputados será sempre espaço de diálogo e equilíbrio na defesa da institucionalidade e do Brasil, sobretudo em tempos desafiadores.”

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

A decisão do governo Trump provocou ampla repercussão política e diplomática. A expectativa é de que o Itamaraty se pronuncie oficialmente sobre o caso nos próximos dias.

Por Patos Online
Com informações da Agência Câmara

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Sáb 31°C 19°C
Dom 31°C 21°C
Seg 32°C 22°C
Ter 32°C 20°C
Qua 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras