Em entrevista à Rádio Espinharas FM de Patos, o pediatra Dr. Umberto Júnior fez um alerta importante aos pais e responsáveis sobre os cuidados com as doenças respiratórias, em especial a pneumonia, que continua afetando crianças de diversas idades. O médico reforçou a necessidade de manter o cartão vacinal atualizado como medida preventiva fundamental.
“Continuamos enfrentando problemas respiratórios, casos de bronquiolite, pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, enfim. E isso reflete muito os baixos índices de cobertura vacinal. Temos vacinas tanto para a gripe quanto para o pneumococo, um dos principais causadores de pneumonia. Daí a importância de manter o cartão vacinal em dia”, afirmou.
Dr. Umberto também orientou sobre a conduta ideal quando a criança apresentar sintomas respiratórios. Segundo ele, o primeiro passo é procurar atendimento médico, seja na unidade básica de saúde ou com um pediatra, para uma avaliação completa. “A maioria dos casos são leves, mas podem se agravar. O médico pode pedir exames de imagem ou laboratoriais e, se necessário, recomendar a internação da criança”, explicou.
O pediatra alertou ainda para os chamados sinais de perigo que indicam a necessidade de atendimento de urgência. “Se a criança tiver febre alta que não cede, cansaço, vômitos persistentes, recusar alimentos ou estiver prostrada, deve ser levada imediatamente para a UPA ou hospital infantil. Nesses casos, o atendimento médico rápido pode fazer toda a diferença.”
Mín. 19° Máx. 33°